29 junho 2007

O Justo Sairá da Angústia (Pastor José Almeida Guimarães)

























“O JUSTO SAIRÁ DA ANGÚSTIA “ - Quanta sabedoria nessa palavra de Salomão! O rei reconhece que o justo enfrenta problemas, mil dificuldades, passa por situações de aperto, enfrenta ansiedade e pode até angustiar-se.

Há muitas pessoas que não entendem assim. É falta de conhecimento bíblico e teológico.

Às vezes, chega a ser má-fé, visto que a história bíblica registra o sofrimento de grandes homens de Deus, inclusive do próprio Jesus Cristo.

Aliás, a história do povo de Deus é também marcada por tempestades, no passado e no presente.

Há como que um "rastro de sangue"; são mártires do Cristianismo.

No Apocalipse, eles são vistos como vitoriosos e triunfantes. "O laço do ímpio está na transgressão dos lábios, mas o justo sairá da angústia" (Prv. 12.13).

A sabedoria salomônica é ainda comprovada, quando ele conclui: "Mas o justo sairá da angústia".

A História também comprova essa assertiva. Basta lembrar o caso de Jó. Quanto sofrimento, quanta dor, angústia e desespero!

Mas ele saiu dessa quadro: "E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando ele orava por seus inimigos. E o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía" (Jó 42.10).

O próprio Salomão, e Davi, e Elias experimentaram a angústia no viver,mas,com a graça divina,venceram as dificuldades,saíram da angústia.

Isso tudo confirma a palavra de Jesus Cristo: "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo" (João 16.33). "Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27b).

Bom seria que não tivéssemos angústias e não enfrentássemos o "Vale da Sombra da Morte".

O importante, porém, é saber que, mesmo nessas circunstâncias, "Tu estás comigo". E assim, o cristão vai caminhando neste mundo, sabendo que este não é o seu lugar.

"Somos peregrinos e forasteiros", em busca da definição plena do nosso viver.

Deus nos ajude a caminhar com esperança. Amém.

Um comentário:

Alexandre Brito disse...

as coisas que coloquei nas minhas mãos, eu as perdi. As que coloquei na mão de Deus, eu as possuo!