05 junho 2011

Dia de São Bonifácio

























Orações A São Bonifácio


Deus, Pai de bondade, é o Vosso Espírito que me infunde a certeza de que eu sou Vosso filho e de que Jesus ressuscitado é o mesmo ontem, hoje e sempre. Por isso eu Vos suplico: permanecei comigo todos os dias de minha vida e conduzi-me à fraternidade e a reconciliação. Amém.



Interceda por nós, ó Deus, o mártir São Bonifácio, para que guardemos fielmente e proclamemos em nossas obras a fé que ele ensinou em sua palavra e testemunhou com o seu sangue. por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém.






Nascido em Credtion, Devonshire (Inglaterra) em 672, em uma família abastada, entrou para a vida religiosa aos 14 anos - contra a vontade do pai - estudando Teologia em nos mosteiros beneditinos de Adescancastre, perto de Exeter, e de Nursling, entre Winchester e Southampton, e se ordenou padre aos 30 anos. É o autor da primeira gramática de latim produzida na Inglaterra.

Seu nome de batismo era Wynfrith,e mudou para a tradução literal latina “Bonifácio” por ordem do Papa Gregório II. Viajou pela Europa pregando a cristandade e foi eleito bispo na Alemanha em 722.

No ano seguinte, derrubou um carvalho sagrado, dedicado ao deus pagão Thor, e com sua madeira construiu uma capela dedicada a São Pedro, onde hoje está a catedral de Fritzlar. Foi o primeiro arcebispo da Mogúncia (hoje Mainz).

Como jamais perdeu a esperança de converter os Frisões,em 754 retomou à Frísia com um pequeno grupo de seguidores. Batizou grande número de pessoas, e marcou um encontro para a confirmação perto de Dokkum, entre Franeker e Groningen, mas em vez deles, um bando de pagãos armados apareceu e o assassinou, juntamente com 52 companheiros, a quem disse, antes de ter a cabeça cortada por uma espada: “Não temam, todas as armas deste mundo não podem matar nossa alma”.

Logo seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados à sua intercessão.

São Bonifácio foi declarado santo e mártir pelas Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Oriental, sendo celebrado a 5 de Junho, data da sua morte.

É o Apóstolo dos Germanos e Padroeiro de Fulda,dos padeiros e dos alfaiates.

Nenhum comentário: