13 junho 2011

Dia de Santo Antônio























Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família rica.

Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou.

Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.

Após um ano de catequese lá, adoeceu e foi para a Itália. Indicado professor de teologia por São Francisco de Assis, lecionou nas Universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália.

Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli,Provença,Languedoc e Paris,porque suas palavras tinham um forte eco popular, junto com feitos prodigiosos, o que contribuiu para o aumento de sua fama de santo.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913.

Dentro da Ordem Franciscana, Santo Antônio liderou um grupo contrário aos abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.

Em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, ele teve uma crise de hidropisia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo), e morreu, mas foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo Papa Gregório IX.

Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

A profundidade dos textos doutrinários de Santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse Doutor da Igreja; ele também tem sido, ao longo dos séculos,alvo de grande devoção popular entre os latinos, portugueses e brasileiros.

Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também quando alguém precisa achar objetos perdidos ou arranjar um emprego.



CINCO MINUTOS DIANTE DE SANTO ANTÔNIO

Há quanto tempo te esperava, ò alma devota, pois bem conheço as graças de que necessitas e que queres que eu peça ao Senhor.

Estou disposto a fazer tudo por ti; mas, filho, dize-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois desejo ser o intermediário entre tua alma e Deus com o fim de suavizar teus males. Sinto a aflição de teu coração e quero unir-me às tuas amarguras.

Desejas o meu auxílio no teu negócio..., queres a minha proteção para restituir a paz na tua família..., tens desejo de conseguir algum emprego..., queres ajudar alguns pobres..., alguma pessoa necessitada..., desejas que cesse alguma tribulação..., queres a tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? Coragem, que tudo obterás.

Agradam-me, também, as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas, eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes.

Tem fé que não tardará a hora em que hás de obtê-la.

Uma coisa, porem, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo ao Santíssimo Sacramento; mais devoto para com a nossa Mãe, Maria Santíssima; quero que propagues a minha devoção e ajudes meus pobres. Oh! Quanto isso me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio.

Quantos, com viva fé, têm recorrido a mim com o pão dos pobres na mão e são atendidos! Invocam-me para ter êxito feliz em um negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor dos meus pobres cuja miséria está a meu cargo, obtenho de Deus tudo o que pedem e ainda muito mais.

Temes que eu não faça outro tanto por ti? Não penses nisso,porque prezo muito as prerrogativas concedidas por Deus de ser – o santo dos milagres.

Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem pedir-me, pensando que me importunam.

Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei remédio; hei de obter as graças; não temas.

Agora, volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei; vem sempre procurar-me, porque eu te espero; tuas visitas me hão de ser sempre agradáveis, porque amigo afeiçoado como eu não acharás.

Deixo-te no Coração Sagrado de Jesus e, também, no de Maria e no de São José.

Reze em seguida: 1 Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.




RESPONSÓRIO DE SANTO ANTÔNIO (Com aprovação eclesiástica)


Se milagres desejais,

Recorrei a Santo Antônio;

Vereis fugir o demônio

E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos

Se moderam, se retiram,

Digam-no aqueles que o viram,

E digam-no os paduanos.

Repete-se:

Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão

Foge a peste, o erro, a morte,

O fraco torna-se forte

E torna-se o enfermo são.

Repete-se:

Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo

Repete-se:

Recupera-se o perdido...

Rogai por nós, bem-aventurado Santo Antônio.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

OREMOS

Ó Deus, nós vos suplicamos que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio, vosso Confessor e Doutor, para que, fortalecida sempre com os espirituais auxílios, mereça gozar os prazeres eternos.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amém.



TREZENA DE SANTO ANTÔNIO: AS 13 TERÇAS-FEIRAS EM HONRA DE SANTO ANTÔNIO


Em 1617, uma senhora de Bolonha (Itália), cujo casamento não tinha sido até ali abençoado com filhos, ouvindo falar nas numerosas graças obtidas por intercessão do Taumaturgo (termo usado para “aquele que faz milagres”) de Pádua, implorou-lhe que tivesse dó dela e lhe concedesse o intenso desejo do seu coração, que era ter descendência.

Uma noite, o Santo apareceu-lhe num misterioso sonho e disse-lhe: “Vai durante nove terças-feiras consecutivas visitar a capela dos Frades Menores e receber a Sagrada Comunhão, e a tua súplica será atendida".

Ela obedeceu-o fielmente, e Santo Antônio cumpriu a promessa,mas o bebê nasceu aleijado e disforme.

Cheia de confiança e fé genuínas,a mãe mandou levá-lo ao altar de Santo Antônio, e mal o neném tocou na ara sagrada,se transformou numa linda criança.

Foi este milagre que deu princípio à devoção das Nove Terças-feiras em honra de Santo Antônio; mais tarde elevou-se o número de terças-feiras para lembrar a data de sua morte.

Súplica

Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.

A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos.

Ò bondoso e santo Taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos. (Segue-se a meditação do dia competente)


1ª Terça-feira

Oração - Invencível Santo Antônio, mártir pelo desejo, pelo fervor do amor que vos inflamou com o ardente anseio de derramar o vosso sangue por Nosso Senhor Jesus Cristo, invocamos o vosso auxílio para que nos assistais a nós e a todos os agonizantes na hora da nossa morte, e para que obtenhais o eterno descanso para as almas do purgatório.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



2ª Terça-feira

Oração - Ó Santo Antônio, grande Doutor da Igreja, que ilustrastes a eterna e imutável verdade tanto pela palavra como pelo exemplo, nós vos imploramos que nos conserveis na fé católica, que convertais os que estão fora da nossa Igreja e que extirpeis todos os erros e falsidades. Obtende também que os governantes e os magistrados exerçam a Justiça com eqüidade e para o bem do povo.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



3ª Terça-feira

Oração - Ó bondoso consolador Santo Antônio! Nunca quem procurou o vosso auxílio deixou de ser atendido. Humildemente vos suplicamos que nos auxilieis, a nós e a todo o mundo, nas calamidades e aflições; preservai-nos da falta de arrependimento, da covardia e do desespero; afastai de nós toda a intolerância e toda a discórdia.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



4ª Terça-feira

Oração - Santo Antônio, fervoroso adorador de Nosso Senhor Jesus Cristo, que ateastes em toda a parte o fogo da caridade perante o qual os demônios fugiam, guardai as nossas almas e os nossos corpos, e defendei-os contra as tentações de Satanás, para que ele não tenha o poder de nos molestar em pensamentos, palavras e obras, e afastai de nós todos os vãos receios e imaginações.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



5ª Terça-feira

Oração - Ò maravilhoso pregador Santo Antônio, a cujas poderosas palavras nenhum pecador podia resistir, humildemente vos suplicamos que preserveis os nossos corpos de febres, feridas e doenças infecciosas, e as nossas almas da lepra do pecado.

(Pai Nosso,Ave Maria,Glória ao Pai...)



6ª Terça-feira

Oração - Ó milagroso Taumaturgo Santo Antônio, em quem Deus manifestou o seu poder , livrai-nos de todas as fraquezas e enfermidades para que possamos sempre glorificar Deus Todo Poderoso, sãos de espírito e de corpo, e fortes de alma.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



7ª Terça-feira

Oração - Santo Antônio, fiel guia dos viajantes, a quem Deus deu o poder de dominar as tempestades e de acalmar as ondas do mar, preservai-nos a nós e a todos os viajantes dos perigos do mar e da terra, e do naufrágio das nossas almas.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



8ª Terça-feira

Oração - Ò valente confessor Santo Antônio, que libertastes das cadeias temporais os corpos dos homens, e das cadeias espirituais as suas almas, libertai os pobres cativos das prisões que não mereceram, e as almas que o pecado escraviza, das trevas dos seus cárceres espirituais, e auxiliai todos os que estão condenados à morte.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)


9ª Terça-feira

Oração - Ò branca Flor da Pureza, Santo Antônio, que tivestes nos vossos braços virginais Jesus, o Filho de Deus, nós vos suplicamos que nos preserveis a nós, e a todos os que nos pertencem, dos males corporais; auxiliai também os surdos, os mudos, os cegos, os coxos, os disformes, e alcançai para eles a paciência necessária para suportarem as suas aflições. Ajudai também a preservar o corpo místico da Igreja, e fazei com que todas as nações, com os seus governantes e príncipes, se conservem fiéis ao seu chefe.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



10ª Terça-feira

Oração - Fidelíssimo Santo Antônio, que desprezastes os bens deste mundo para poderes obter as riquezas de Cristo, ajudai-nos a nunca desejar nada que nos seja prejudicial, preservai-nos de todas as ambições mundanas e obtende-nos que procuremos sempre a graça, e, se a perdermos, não descansemos até recuperá-la.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



11ª Terça-feira

Oração - Santo Antônio, poderoso auxiliar, em quem o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo obra tão grandes maravilhas, invocamos o vosso auxílio em todos os perigos, visíveis e invisíveis. Preservai-nos, pela vossa intercessão, dos nossos inimigos, dos raios, das tempestades, do incêndio e da guerra, e livrai-nos fielmente de todos os perigos da alma e do corpo.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



12ª Terça-feira

Oração - Santo Antônio, refúgio universal, nós vos suplicamos que nos socorrais em todas as aflições, na pobreza e na enfermidade; que consoleis as viúvas e os órfãos, e todos aqueles que vos invocam nas suas necessidades.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)



13ª Terça-feira

Oração - Ó Glorioso Santo Antônio, honra de Portugal, Apóstolo de todas as nações, manifestai-nos o poder milagroso que tem ganho vitórias tão maravilhosas sobre o erro e a descrença, e acendei nos nossos corações a chama da divina caridade e do amor fraterno, a fim de que, unidos no aprisco verdadeiro do Divino Pastor, possamos glorificar Aquele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina eternamente. Amém.

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...)





ORAÇÕES DE SANTO ANTÔNIO

1. A TI, SENHOR,O LOUVOR

Senhor Jesus Cristo, infunde em nós a Tua Graça com a qual e da qual recebemos a plenitude da verdadeira vida.

Roga por nós ao Pai para que tenhamos uma fé viva e mereçamos alcançar um lugar na vida eterna.

Com a Tua Ajuda, Tu que És o princípio e o fim, digno de louvor, admirável e inefável, pelos séculos dos séculos.

Amém.



2.SÚPLICA A JESUS CRISTO

Jesus, Senhor misericordioso:

vem e fica conosco; perdoa os nossos pecados; dá-nos a paz; afasta dos corações toda dúvida e temor; revigora em nós a fé na Tua Paixão e na tua Ressurreição, para que, por Tua Graça, mereçamos a vida eterna.

Amém.


Ò Jesus,filho de Davi,tem piedade de Nós!
Ò fonte de compaixão e de perdão, que brotaste da bendita Virgem Maria,
lava a imundície de nossos pecados, e não nos prives da herança celeste.

Amém.


3.PRENDE-NOS A TI,SENHOR!

Nós te suplicamos, Senhor Jesus, que nos prendas a Ti e ao próximo com o laço do amor.

Que possamos amar-Te fortemente, com toda a alma, para não sermos enganados;
docemente, com todas as forças, para não sermos seduzidos por outros amores e desviados do Teu Amor.

Que amemos nossos irmãos como a nós mesmos,com a Tua Ajuda,ò Senhor, que És bendito pelos séculos.

Amém!



4.DÁ-NOS PARTICIPAR DAS NÚPCIAS

Concede-nos,Senhor Jesus Cristo, participar,com fé e humildade, das núpcias da Tua Encarnação, e celebrar as núpcias da penitência; a fim de poder tomar parte nas núpcias da glória celeste.

Concede-nos esta graça, Tu que És bendito pelos séculos.

Amém.



5.PAI,TORNA-NOS ÁRVORE BOA

Nós te pedimos,Abbá,ò Pai,que nos transformes em árvore boa, para produzirmos dignos frutos de penitência; e assim, radicados no chão da humildade e livres do fogo eterno, possamos alcançar o fruto da vida eterna.

Com o teu auxílio,ò Pai,que És bendito nos séculos dos séculos.

Amém!




6.ESPERANÇA DE ACOLHIDA

Rogamos-te,Senhor Jesus, que nos faças subir deste vale de miséria ao monte de uma vida santa, a fim de que, por tua paixão e misericórdia mereçamos ouvir, no Dia do Juízo, Tua Voz de alegria e exultação:

"Vinde, benditos de meu Pai, recebei o Reino que vos está preparado desde o princípio do mundo".


ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

1.INVOCAÇÃO

Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Deus e servo fiel de Maria Santíssima, que nunca se ouviu dizer que alguém que a vós tivesse recorrido ou
implorado vossa proteção, ficasse desatendido.

É isto que me enche de confiança e me anima a recorrer à vossa proteção.

Com humildade me dirijo a Vós para expor minhas necessidades.

Atendei a minha oração, vós que tanto podeis junto ao Coração do Cristo, e obtende-me a graça que confiadamente vos peço...

Amém.



2.PARA PEDIR EMPREGO

Santo Antônio, em vossa vida procurastes trabalhar sempre pela glória de Deus e pelo bem dos irmãos e irmãs.

Olhai com bondade para minha necessidade.

Preciso de trabalho, de emprego, para cumprir o mandamento do Senhor e para o meu próprio sustento e de meus familiares.

Vós, que tanto servistes ao Senhor, fazei com que eu encontre um trabalho digno, remunerado, honrado, para que possa sentir a alegria de estar servindo a Deus e
estar cumprindo meu compromisso para com aqueles e aquelas que me foram confiados.

Ajudai-me, pois, neste momento importante, vós que conhecestes o valor do trabalho,
o sacrifício da fome, a alegria de um lar de paz.

Assim seja.



3.PARA QUE NUNCA FALTE O PÃO


Santo Antônio, amigo dos pobres, que inspirais vossos devotos a vos honrar
oferecendo pão aos necessitados, eu vos peço a graça de que nunca falte o pão à nossa
mesa, ganho com trabalho digno e justo.

Eu vos prometo, de minha parte, olhar sempre com carinho pelos mais necessitados, oferecendo um pouco do pão que tenho à minha mesa.

Sobretudo, ajudai-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é o próprio Jesus Cristo na Eucaristia, verdadeiro alimento para a vida eterna.

Vós, que tantas vezes o tivestes em vossas mãos e aos outros o distribuístes com piedade, fazei que também nós nos aproximemos com amor deste Pão da vida.

Amém.


4.PELA FAMÍLIA

Santo Antônio, vós que em vida sempre guardastes e defendestes a família,ajudando-a a crescer para melhor cumprimento de sua missão educadora, olhai pela Família de hoje, exposta a tantos problemas materiais, morais e espirituais.

Olhai carinhosamente pela minha Família,para que nos compreendamos bem, nos amemos com sinceridade, e cultivemos a presença de Deus e sua lei de amor.

Que nossos filhos possam tornar-se pessoas dignas e construtoras da sociedade de hoje, carente de líderes cristãos, que saibam conduzir a vida temporal à luz dos princípios evangélicos.

Santo Antônio, uma bênção para todas as famílias e uma especial para a minha também.

Amém.



5.ORAÇÃO DOS NAMORADOS

Santo Antônio, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai para nós nesta fase importante de nossas vidas.

Que este tempo seja bonito,sem futilidades e sonhos sem consistência, mas que o aproveitemos para maior e melhor conhecimento nosso.

Assim, juntos, preparemos providencialmente o nosso futuro,onde nos aguarde uma família que,com a vossa proteção,queremos cheia de amor, de felicidade e de bênçãos de Deus.

Santo Antônio, abençoai este nosso namoro,para que transcorra no amor,no respeito, na sinceridade, na compreensão mútua e na aprovação de Deus.

Amém.

Nenhum comentário: