23 abril 2011

Sábado de Aleluia




















O Sábado de Aleluia é um dia de reflexão, pois para os judeus,já naquela época,era um dia de descanso e todos ficaram em casa refletindo sobre o acontecido.

Na Santa Ceia, Nosso Senhor anuncia a traição. João pergunta: ”Quem é?”

“É aquele a quem eu der o bocado que vou molhar. E, molhando o bocado,tomou-o e deu-o a Judas Iscariotes” (João 13,21-30).

A insolência de Judas vai ao ponto de perguntar: “Porventura sou eu,Rabi?”(Mateus 26,25).

Jesus respondeu-lhe serenamente: “Tu o disseste”.

E acrescentou: "O que tens que fazer,executa-o depressa." (João 13,27).

Logo que chegou, aproximando-se dEle, saudou-o dizendo-lhe: “Mestre!” E beijou-o. (Marcos 14,44; Mateus 26,48.).

Após uns instantes de silêncio,disse-lhe: “Amigo, a que vieste?”. E depois, como se reprimisse um soluço:” Judas,com um beijo entregas o Filho do Homem?” (Mateus 26, 50; Lucas 22,48).

“Se a ofensa viesse de um inimigo, Eu a teria suportado; se a agressão partisse de quem me odeia, dele me teria escondido. Mas tu, meu companheiro, meu amigo íntimo, que te sentavas à minha mesa e comias comigo doces manjares! Mas tu...! (Salomão 54, 13-15).

E disse Jesus: “Mas ai daquele por quem o Filho do Homem será entregue! Melhor lhe fora a esse homem não ter nascido” (Marcos 14, 21).

"Ora, chegada a manhã, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem; e, maniatando-o, levaram-no e o entregaram a Pilatos, o governador. Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo. E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se. Os principais sacerdotes, pois, tomaram as moedas de prata, e disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue. E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para servir de cemitério para os estrangeiros. Por isso tem sido chamado aquele campo, até o dia de hoje, Campo de Sangue. Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, a quem certos filhos de Israel avaliaram, e deram-nas pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor. (Mateus 27, 1-10).

“Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniqüidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.) Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tomé outro o seu ministério. (Atos dos Apóstolos 1,16-20).

"Esta noite do Senhor será de vigília para todos os filhos de Israel" (Êxodo 12,42).

"Então,despertei e reparei quão doce tinha sido o meu sono!" (Salomão 3,6)

“Pois saciarei a alma cansada, e fartarei toda alma desfalecida.” (Jeremias 31,25)

“Nisto acordei, e olhei e o meu sono foi doce para mim”. (Jeremias 31,26).

“Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá.” (Jeremias 31:31)

“Não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor”. (Jeremias 31:32)

“Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias,diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. (Jeremias 31:33)

“E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniquidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. (Jeremias 31:34)

“Assim diz o Senhor, que dá o sol para luz do dia, e a ordem estabelecida da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, de modo que bramem as suas ondas; o Senhor dos exércitos é o seu nome.” (Jeremias 31:35)

Nenhum comentário: