22 maio 2011

Dia de Santa Rita de Cássia






















Reze com fé e peça sua ajuda:

Ò poderosa Santa Rita de Cássia, chamada a Santa dos Impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero.

Com toda a confiança no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil e imprevisto caso que dolorosamente me aflige o coração. Dizei-me, Santa Rita, não me quereis auxiliar e consolar? Afastarei o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado? Vós bem sabeis, vós bem conheceis a que seja o martírio do coração.

Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amargosíssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio! Falai, rogai, intercedei por mim que não ouso fazê-lo ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que desejo! (fazer o pedido).

Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei deste favor para melhorar a minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na Terra e no céu as misericórdias divinas. Amém.







Santa Rita de Cássia e São Judas Tadeu são conhecidos como os Santos das Causas Impossíveis.

Santa Rita de Cássia nasceu em Rocca Porena, na Província de Úmbria, Itália, em 1386,quando seus pais, Antonio Mancini e Amata Serri, já eram de idade.

Seu verdadeiro nome era Margarida, mas desde muito pequena chamavam-na de Rita. Note-se que sua mãe era estéril, mas as contínuas orações e penitências lhe permitiram obter a graça de ter uma maravilhosa e piedosa filha, que ainda muito jovem queria ser freira - desde pequena manifestava sua grande devoção a Nossa Senhora, confiança na intercessão de São João Batista e de Santo Agostinho.

Como os pais não permitiram o ingresso na vida religiosa, Santa Rita de Cássia se casou aos 12 anos com Paulo Ferdinando, violento e envolvido em crimes, que a maltratava muito - por isso ela também é protetora das esposas e mulheres vítimas de violência doméstica. Ela se entregava constantemente a oração, e à caridade, e o perdoou. Com fé e confiança em Deus, ela o converteu e o fez mudar totalmente de vida. Após 18 anos, ele foi assassinado por antigos inimigos, o que acabou gerando nos filhos gêmeos - Tiago e Paulo - uma grande revolta e vontade de vingança, e ela pediu a Deus que tirasse este desejo de seus corações, ou, se fosse a vontade divina, que os levasse para a glória do Céu para obterem a salvação. Em menos de um ano, eles morreram..

Em 1407, Santa Rita de Cássia decidiu entrar para o Convento Agostiniano de Santa Maria Madalena, mas, por ser viúva e não ser mais virgem, não foi conseguiu.

Um dia, em profunda oração, ouviu um chamado: "Rita! Rita!". Levantou-se e seguiu seus santos protetores: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau Tolentino. Era noite, e a porta do convento estava trancada. Ao amanhecer, as religiosas ficaram estupefatas ao encontrarem-na dentro da capela, rezando, sendo que a porta estava fechada. Diante disso, ela foi aceita, e se dedicou aos cuidados de irmãs doentes e ao aconselhamento de pessoas.

Certo dia, a superiora, para pô-la a prova, pediu-lhe que, todos os dias, regasse um galho seco pela manhã e à tarde. Em sinal de obediência, ela o fez com todo o carinho, e, tempos depois, milagrosamente, o galho seco se transformou em uma bela videira.

Passaram-se os anos, e Rita pediu a Jesus para participar de Sua Paixão. Um espinho se destacou da coroa de Cristo e entrou profundamente em sua fronte, transformando-se em uma ferida fétida. Ela queria receber as indulgências plenárias – o perdão de todos os pecados - mas, devido à ferida, não poderia ir. Pediu a Jesus que deixasse a dor e tirasse a ferida para que pudesse ir a Roma. Conseguiu.

Já no leito de morte, pediu a uma amiga para ir até a sua casa, em Rocca Porena, e pegar uma linda rosa em seu antigo jardim. Era inverno, e a amiga pensou que ela estivesse delirando,mas foi e encontrou milagrosamente a belíssima flor.

Santa Rita de Cássia Cássia morreu aos 76 anos, de tuberculose, em 22 de Maio de 1457, nos mesmos dia e mês em que nasceu, e foi beatificada pelo Papa Urbano VIII e canonizada - declarada santa - pelo Papa Leão XIII, em 1900.

Seu corpo permanece intacto até hoje, no Santuário de Santa Rita, em Cássia, na Itália.


Seu culto é um dos mais populares no mundo inteiro. Atribui-se a ela muitos milagres devido à sua intercessão, e recebeu na Espanha o título de Santa dos Casos Impossíveis; é também chamada de a Santa das Causas Desesperadas, e de Santa Rita dos Impossíveis, e é uma das mais populares no Brasil, adorada e festejada todos os anos pelos fiéis.

Nenhum comentário: