02 fevereiro 2011

Dia de Iemanjá (Odô Yá)

















Oração de Yemanjá

Poderosa força das águas, mãe Janaína
Saravá minha mãe Yemanjá
Leva para a profundeza do teu mar sagrado
Odoiá...todas as minhas desventuras e infortúnios
Traz do teu mar todas as forças espirituais
Para alento de nossas necessidades
Paz,esperança,o dofi abá...
Saravá minha mãe Yemanjá
O dofi abá...




Na Umbanda, Mãe Iemanjá, Rainha do Mar,Dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá, Maria, Senhora da Calunga Grande (mar), Senhora da Coroa Estrelada, deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.


Existe um sincretismo entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a africana Iemanjá. Todo réveillon, principalmente em Copacabana,na Cidade do Rio de Janeiro, milhares de pessoas se reúnem para cantar e presentear Iemanjá, jogando presentes e rosas no mar. A celebração inclui o tradicional "Banho de pipoca" e as sete ondas que os fiéis, ou até mesmo seguidores de outras religiões, pulam como forma de pedir sorte à Orixá, de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas. Em alguns momentos do ano, inclusive,há festas em homenagem às duas,que se fundem.

Sincretizada no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória, homenageada em 15 de agosto,mas a festa de Iemanjá é no dia 29 de dezembro, dois dias antes do Ano Novo, para evitar um maior congestionamento nas praias e ruas. Seu dia e sábado,e a saudação,“ Odocya” .

A tradicional Festa de Iemanjá na praia do Rio Vermelho,em Salvador, dia 2 de Fevereiro,é a maior do país: milhares de pessoas trajadas de branco saem em procissão até ao templo-mor,perto da foz do Rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas.

A festa católica acontece na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, enquanto os terreiros de Candomblé e Umbanda fazem divisões cercadas com cordas, fitas e flores nas praias, delimitando espaço para as casas de santo que realizarão seus trabalhos na areia.

Na mesma data, Iemanjá também é cultuada em diversas outras praias brasileiras, onde lhe são ofertadas velas e flores, lançadas ao mar em pequenos barcos artesanais.

No Rio Grande do Sul a comemoração é no dia 2 de fevereiro, onde Yemanjá é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes.

Uma das maiores festas ocorre à beira do Rio Guaíba,em Porto Alegre,e no resto do Estado,muitas cerimônias são comumente realizadas à beira-mar.

Em Pelotas, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes vai até o Porto; antes do encerramento da festividade católica, acontece um dos momentos mais marcantes da festa de Nossa Senhora dos Navegantes: as embarcações param e são recepcionadas por umbandistas que carregavam a imagem de Iemanjá, proporcionando um encontro ecumênico assistido da orla por várias pessoas.

Em Santa Catarina a Festa em Homenagem a Yemanjá é realizada no dia 2 de Fevereiro na Praia Central de Balneário Camboriú.

No dia 8 de dezembro, outra festa é realizada na Bahia,para homenagear Nossa Senhora da Conceição da Praia,a Padroeira do Estado. Também nesta data é realizado, na Pedra Furada, no Monte Serrat, em Salvador, o Presente de Iemanjá, uma manifestação popular que tem origem na devoção dos pescadores locais.

Em João Pessoa (PB), o feriado municipal consagrado a Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro, é o dia de tradicional festa em homenagem a Iemanjá. Todos os anos, na Praia de Tambaú, instala-se um palco circular cercado de bandeiras e fitas azuis e brancas, ao redor do qual se aglomeram fiéis oriundos de várias partes do Estado e curiosos para assistir ao desfile dos orixás e, principalmente, da homenageada.

Em São Paulo, a maior comemoração é no dia 8 de dezembro, na Praia Grande.

No Candomblé,Yemanjá é a majestade dos mares, Deusa das Pérolas, Senhora dos oceanos, Sereia Sagrada, Rainha das Águas Salgadas, a mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família, a que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.



























No Batuque,Iemanjá é a divindade das águas salgadas, dos mares e oceanos, que gera o movimento das águas,e é chamada Dona do Pensamento,Deusa da Pérola. Protetora dos pescadores e marinheiros. Senhora dos lares, que traz paz e harmonia para toda a família.

No Xambá,é o orixá feminino das águas dos mares, oceanos ou do encontro do rios e mares. Mãe da maioria dos orixás, seu mês é maio,e a saudação,”Odô Miô”.












Nenhum comentário: