23 agosto 2009

Pequenos Grandes Heróis (Notícias)

Domingo, 21 de setembro de 2008, 10h11 Atualizada às 10h39



Menino de três anos chama ambulância e salva mãe



Texto e Foto: BBC Brasil



Um menino de três anos de idade salvou a vida de sua mãe ao ligar para o número de emergência na Grã-Bretanha - 999 - depois que ela sofreu um ataque epiléptico, no sábado.



Jack Thompson usou o telefone celular de sua mãe para ligar para os serviços de emergência e disse que ela estava deitada e doente no corredor da casa, e que seu pai estava no trabalho.

A ligação caiu no meio, mas o menino encontrou outro celular na casa e fez nova chamada.

Ele não conseguiu dizer onde morava, mas a segunda ligação permitiu que a telefonista rastreasse sua locação, em Lochgelly, Fife, na Escócia.

O menino de três anos, Jack Thompson, estava em casa com suas irmãs Holly, de dois anos e a bebê Kirsty quando sua mãe sofreu o ataque.

Depois do telefonema, a polícia e paramédicos forçaram a entrada dentro da casa e encontraram a mãe de Jack, Leanne, deitada no corredor de entrada. Os paramédicos a atenderam e ela está se recuperando em casa

A polícia elogiou o menino por sua resposta rápida ao incidente. Segundo o inspetor Duncan Ormiston, "sem dúvidas, o pequeno Jack salvou a vida da mãe dele". "Um menino tão novo ter a presença de espírito não apenas de discar 999, mas de ligar de outro telefone quando acabou a bateria do primeiro, é fenomenal."
"As conseqüências, caso sua mãe não tivesse recebido ajuda médica imediata, poderiam ser desastrosas, e ela poderia ter permanecido deitada até que seu marido voltasse para casa."

O policial ordenou que fosse enviado um chapéu de polícia com alguns presentes para o menino, que foi nomeado policial honorário do Centro de Contatos.

BBC Brasil






























Leanne Thompson abraça o filho, Jack





http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3198711-EI8142,00-Menino+de+tres+anos+chama+ambulancia+e+salva+mae.html








Espanha: menino de 6 anos faz parto da mãe




18 de março de 2008 • 21h42 • atualizado às 22h39





Um menino espanhol de 6 anos realizou o parto da mãe na casa da família, em Carballiño, noroeste do país. José seguiu as instruções da equipe que estava na ambulância que seguia para o local, segundo a agência Efe.


María Gloria Colmenero afirma que seu marido já havia saído para trabalhar quando começou o trabalho de parto. Quando sentiu as primeiras dores, ela acreditou que era porque havia se esforçado demais durante o dia. A familia estava se mudando, por isso María teve de ajudar com o transporte dos objetos.

Quando notou que entrava em trabalho de parto, chamou o serviço de emergência. Contudo, ela teve de pedir ao menino para "que colocasse as mãos suavemente e tirasse sua irmã para fora". "Fiquei tranqüila o tempo todo porque notei que ele também estava", afirmou a mãe.

O menino afirma que se espantou ao ver a mãe saindo do banheiro com a cabeça do bebê para fora. O menino ainda alcançou a tesoura para cortar o cordão umbilical, mas foi María quem fez isso.

Quando a ambulância chegou, a criança já havia nascido. Ela foi encaminhada para o hospital com a saúde perfeita.





















José, 6 anos, beija sua irmã em Carballiño, noroeste do país
































José com a família







http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2689877-EI8142,00-Espanha+menino+de+anos+faz+parto+da+mae.html













mundo / inglaterra


11/09/08 - 09h18 - Atualizado em 11/09/08 - 09h36


Bebê de 11 meses responde celular e ajuda mãe desmaiada


Criança deu alarme quando avó ligou; avó chamou ambulância.


Da BBC




Um bebê de 11 meses de idade respondeu uma chamada por telefone celular e ajudou a dar o alarme de que algo estava errado com sua mãe, que havia sofrido um colapso.


Amelia Boyle atendeu o telefone depois que sua mãe Elizabeth, de 20 anos, desmaiou em sua casa em Braintree, no condado de Essex, na Grã-Bretanha.


A avó de Amelia, Linda Wrigth, que estava do outro lado da linha, ouviu a menina dizendo "mama".


Lembrando-se que sua filha tinha um histórico de desmaios e convulsões, Linda Wright temeu que algo estivesse errado e chamou uma ambulância.


Os paramédicos foram até a casa de Elizabeth e a encontraram já acordada, mas ainda em um estado mental confuso.


Ajuda


Os médicos disseram a ela que seu telefone havia sido atendido por Amelia e contaram como sua filha teve um papel vital em conseguir ajuda no episódio.


Joy Hale, do Serviço de Ambulâncias do Leste da Inglaterra disse ter se surpreendido com a história."A gente costuma ouvir histórias de crianças que ajudam os pais, mas esta é a mais jovem que já vi..A avó também fez muito bem em alertar os serviços de emergência. Felizmente, a mãe não precisou de tratamento hospitalar."


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL755982-5602,00-BEBE+DE+MESES+RESPONDE+CELULAR+E+AJUDA+MAE+DESMAIADA.html




E agora,dois casos que mostram o perigo do excesso da confiança infantil nos super-heróis da TV e do cinema. Ok,tudo acabou bem,mas poderiam ter acontecido fatos ainda mais trágicos.De qualquer modo,os adultos precisam estar SEMPRE muito atentos às crianças.Lícia







Menino de 5 anos salva bebê em incêndio em SC

Mãe de menina de 1 ano e 10 meses não conseguiu entrar na casa para pegar a filha.

Segundo bombeiros, garoto vestido de homem-aranha resgatou a criança, em Palmeira.



Do G1, em São Paulo





Um menino de 5 anos, vestido de homem-aranha, resgatou um bebê de 1 ano e 10 meses de uma casa em chamas em Palmeira, Santa Catarina, na tarde de quinta-feira (8). O soldado do Corpo de Bombeiros Giovanni da Cunha disse ao G1 que Riquelme Wesley dos Santos brincava em um pátio em frente à casa dos vizinhos, quando o incêndio começou.


A mãe do bebê, Lucilene dos Santos, afirmou aos bombeiros que tentou entrar na casa para resgatar a filha, Andrielle, mas não conseguiu. "Ele disse que não era para eu gritar e chorar que ele iria salvar a menina", disse Lucilene.



Segundo os bombeiros, Riquelme gritou que era o homem-aranha, entrou correndo na casa, pegou Andrielle e conseguiu levá-la para fora antes que o berço onde estava fosse atingido pelas chamas.



"Estava saindo fumaça do quarto. Eu pulei lá dentro e peguei ela", disse Riquelme. Questionado se era o homem-aranha, ele falou que era "filho do homem aranha".



De acordo com Cunha, que realizou a perícia no imóvel na manhã desta sexta-feira (9), o incêndio destruiu 80% da residência e a causa provável foi um curto-circuito.



O Sargento José Macedo disse que o menino agiu por impulso. "Por ser uma criança, não tem noção do perigo e poderia ser mais uma vítima", diz."É preciso equipamentos especiais para entrar em ambientes confinados."





















(Com informações da TV RBS e do Jornal Nacional)



http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL175963-5598,00-MENINO+DE+ANOS+SALVA+BEBE+EM+INCENDIO+EM+SC.html









Brasil / Crianças


14/11/07 - 09h25 - Atualizado em 14/11/07 - 14h38



Pequeno herói de SC muda rotina de escola

Menino de 5 anos virou atração em Palmeira, após resgatar bebê de incêndio.

Pais e alunos devem participar de reuniões com bombeiros e psicóloga.

Do G1, em São Paulo




Depois de resgatar um bebê de 1 ano e 10 meses de uma casa em chamas em Palmeira (SC), o menino Riquelme Wesley dos Santos, de 5 anos, mudou a rotina na escola onde estuda, chamada Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.


A partir da semana que vem, pais e alunos devem participar de reuniões com representantes do Corpo de Bombeiros e com uma psicóloga da prefeitura.


A diretora Crislei Paim da Silva diz que o objetivo é desfazer a imagem de super-herói que envolve o garoto e alertar os moradores para o risco de as crianças pensarem que podem ter poderes especiais.


"Ele [Riquelme] virou um ídolo das crianças e adultos", diz a diretora. "Outro dia, um menino me perguntou onde estava o 'homem-aranha' e tive que explicar que quem estava lá era o Riquelme. Até o pai de uma coleguinha procurou o novo herói."



Foto: Guto Kuerten/ Diário Catarinense/ Ag. RBS























Riquelme entrou em casa em chamas e resgatou bebê







http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL180332-5598,00-PEQUENO+HEROI+DE+SC+MUDA+ROTINA+DE+ESCOLA.html









Brasil / Crianças



12/11/07 - 10h25 - Atualizado em 12/11/07 - 13h04



‘Ele chegou, acabou o sossego’, diz avó sobre homem-aranha mirim


Riquelme dos Santos, de 5 anos, salvou menina de 1 ano e 10 meses de incêndio.


Avó conta que menino, fã do herói da Marvel, é agitado e já até pôs fogo no armário.



Isabela Noronha



Do G1, em São Paulo






Sem tirar a blusa do herói preferido, o homem-aranha, Riquelme Wesley dos Santos, de 5 anos, não pára um minuto. Muito menos para dar entrevistas e repetir mais uma vez a história que o projetou da pequena Palmeira, em Santa Catarina, para todo o Brasil.


Na sexta-feira (9), o menino entrou na casa em chamas de uma vizinha, e salvou a filha dela, de 1 ano e 10 meses. Segundo os bombeiros, na hora ele teria gritado que é o homem-aranha.


“Não tive medo. Fui lá e entrei. Só na hora que peguei ela (sic) fui pensar”, diz Riquelme, que está em São Paulo nesta segunda-feira (12).


A dona-de-casa Sônia Mara Abreu dos Santos, de 47 anos, avó do menino, relata que o neto é muito agitado. "Ele chegou, acabou o sossego", conta.


A dona-de-casa diz que o incêndio na casa da vizinha não foi a primeira experiência de Riquelme com fogo. “Quando tinha três anos, pôs fogo no guarda-roupa. Mas ele nunca se queimou, nem um dedinho. Talvez se tivesse sentido a dor, não teria entrado”, pondera.


Mas a avó reconhece a coragem do neto. “Se ele não tivesse ido lá, a menina tinha morrido”, relata.


A camisa do homem-aranha, Riquelme ganhou quando era mais novo. “Ele tinha uns três ou quatro anos. Foi ele que pediu”, conta a tia, Sandra Mara dos Santos, de 22 anos. Ela conta que o menino sempre usa a blusa, principalmente para brincar.


Fã do herói da Marvel – “já vi todos os filmes”, diz - ultimamente Riquelme têm tido que aprender a lidar com os próprios fãs. “É legal”, comenta, sucinto, depois que a tia conta que no aeroporto, a caminho de São Paulo, o menino foi reconhecido e até tirou fotos.


A pequena família se prepara para voltar nesta tarde ao sítio onde vive. Riquelme diz que não sabe o que vai ser quando crescer. Ainda é cedo para se preocupar. O que ele quer agora é voltar à vida normal. Não que vá deixar os holofotes. “A professora diz que ele é bem participativo”, diz a tia. “Ele podia ser um pouco mais tímido”, suspira a avó.



Foto: Isabela Noronha/G1






















Riquelme, com a blusa e o boneco do homem-aranha: 'já vi todos os filmes dele.'






http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL177757-5598,00-ELE+CHEGOU+ACABOU+O+SOSSEGO+DIZ+AVO+SOBRE+HOMEMARANHA+MIRIM.html










São Paulo / Interior



04/01/08 - 12h15 - Atualizado em 04/01/08 - 13h07



Menino vestido de homem-aranha salva irmã na piscina, diz mãe

O ato, considerado heróico pela família, aconteceu na segunda-feira (31) em Franca.

Mesmo sem saber nadar, ele pulou na piscina e resgatou a menina.


Do G1, em São Paulo





A roupa do Homem-Aranha, um presente de Natal, inspirou Gustavo Ferreira Veloso, de 4anos, a salvar a irmã Julia Veloso, de um ano, pulando na piscina para resgatá-la na segunda-feira (31) em Franca, a 400 km de São Paulo.


Segundo Olialda Veloso, mãe das crianças, ela e familiares se descuidaram durante o momento em que se preparavam para viajar. “Estávamos na casa de uma das minhas irmãs e nos preparávamos para festejar a entrada no ano novo em um rancho. Esquecemos aberta a porta do fundo, que dá acesso à piscina.”


Nesse momento o bebê teria ido até a piscina e caído na água. “Gustavo estava vestido com a máscara do homem-aranha e correu então para a piscina puxando a perna da irmã”, disse.


De acordo com a mãe, ele acabou caindo na água também, mas conseguiu sair carregando o bebê nos braços até ser visto pelos familiares. "Quando chegamos, ele o bebê estavam molhados. A criança menor havia bebido muita água e foi preciso algumas massagens para que fosse voltando ao normal", contou a mãe.


Para Olialda, o filho foi muito corajoso para salvar o bebê, mas é necessário ensiná-lo sobre os limites. "Ele adora assistir aos desenhos do Homem-Aranha e talvez isso tenha influenciado também. Sei que isso não pode acontecer e que ele precisa saber também dos limites".



Foto: Angelo Pedigoni/Diário da Franca






















O menino com a irmã e a mãe: ato de heroísmo







http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL247205-5605,00-MENINO+VESTIDO+DE+HOMEMARANHA+SALVA+IRMA+NA+PISCINA+DIZ+MAE.html

Nenhum comentário: