31 outubro 2012

Coragem (Paulo Coelho)







Se o que você está percorrendo é o caminho dos seus verdadeiros sonhos, comprometa-se com ele.

Não deixe a porta de saída aberta, através da desculpa: "Ainda não é bem isto que eu queria".

Esta frase guarda dentro dela a semente da derrota.

Assuma o seu caminho.mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo.

Se você aceitar suas possibilidades no presente, vai melhorar no futuro, mas se negar suas limitações, jamais se verá livre delas.

Enfrente seu caminho com coragem, não tenha medo da crítica dos outros.

E, sobretudo, não se deixe paralisar por sua própria crítica.
 
Deus estará sempre com você nas noites insones, e enxugará com Seu Amor as lágrimas ocultas.

Deus é o Deus dos valentes.

30 outubro 2012

Sete Passos Para Ajudar Alguém A Resolver Um Problema ( Roberto Shinyashiki)









 Ajudar alguém a resolver um problema sempre é uma oportunidade para você crescer como pessoa.

O passo-a-passo para ajudar alguém a resolver um problema:

1º) Você deve colocar uma energia muito positiva na situação e escutar a pessoa com atenção.

2º) O maior estrago que pode acontecer em uma situação crítica não é o problema em si, mas a pessoa entrar em uma emoção negativa quando a dificuldade surge. Portanto, quando alguém aparecer com um problema, pense em frases positivas para se motivar: Que bom que ele está precisando de mim!; Eu sou importante!; Vou mostrar que sou competente! ...

3º) Com uma atitude positiva no coração, deixe a pessoa desabafar e resista à tentação de justificar a ocorrência do problema.

4º) Tentar negar que ela tem uma dificuldade é pior ainda.

5º) Culpar o outro pelo problema é o começo de uma catástrofe.

6º) As pessoas precisam ter espaço para contar sua história, principalmente no caso de já terem feito algum esforço que não foi suficiente para resolver suas dificuldades. Ouvir a pessoa com atenção vai fazer com que ela se sinta valorizada e diminuirá o estresse causado pelo problema.

7ª) Você comanda o diálogo quando consegue transmitir confiança e fazer o outro falar.


É como nesta história:

Um velho médico, famoso por sua competência, recebeu a visita em sua casa de um jovem que estava passando por crises de ansiedade.

O médico, então, pediu que ele contasse seu problema e o que estava sentindo. O rapaz começou a falar de suas dificuldades, de seus sintomas e de suas angústias.

Enquanto isso, o médico se limitava a ouvir atentamente, balançando a cabeça vez por outra e concordando com o que ouvia. Inclinava-se para a frente, na direção do rapaz, e demonstrava muita atenção ao que ele dizia. Mantinha sintonia entre seu olhar e o do rapaz o tempo todo.

Depois de quase uma hora falando, o rapaz parou. Levantou-se visivelmente aliviado.

 Sorriu satisfeito, agradeceu ao médico pela ajuda e se foi.

A esposa do médico, que a tudo assistia, achou estranho e perguntou:

- Querido, o que aconteceu aqui? Não entendi por que ele o agradeceu... Você não receitou nada e não disse uma só palavra!

E o velho médico completou:

- Eu não disse e não receitei nada porque ele não estava aqui para ouvir e nem para ser medicado. Tudo o que ele precisava era de um bom ouvinte!

A pessoa que tem um problema quer sentir-se valorizada. Por isso, procure sempre olhar nos olhos dela e transmitir confiança. Ela ficará muito tocada ao perceber que você é solidário a ela.

Escutar alguém com generosidade é uma forma de ajudar o outro a se sentir importante. Mas é também uma forma de você se tornar importante aos olhos dela.

Pense sobre isso!


http://www2.uol.com.br/vyaestelar/sete_passos_para_ajudar_alguem_a_resolver_um_problema.htm







29 outubro 2012

O Silêncio da Sabedoria (Paulo Coelho)





Nós vivemos em um universo que é, ao mesmo tempo, gigantesco o suficiente para nos envolver e pequeno o bastante para caber em nosso coração. Na alma do homem está a alma do mundo, o silêncio da sabedoria.

Tudo em nós funciona perfeitamente bem e em harmonia com a natureza.

 O que há de bonito no dia de hoje?

Procure reparar, porque esta é a melhor imagem de você mesmo.

Deus está em nosso cotidiano, espera que notemos Sua presença. Toda manhã, Deus nos mostra o Seu sorriso.

As nuvens que estão ocupando, neste momento, o céu de sua alma vão passar.

O sol, que às vezes se esconde por detrás das nuvens, não passa nunca.




28 outubro 2012

Amar É Embarcar Em Uma Viagem... ( Roberto Shinyashiki)






O amor é uma força que nos leva a enfrentar todos os nossos medos, criados desde as primeiras experiências dolorosas de aproximação. Nos torna corajosos e ousados, prontos a desafiar o tédio e o comodismo, a enfrentar o cotidiano, sem deixá-lo se transformar em rotina.

Ele faz nos sentirmos aprendizes, concedendo-nos a suprema compreensão de que, quando somos movidos pelo impulso do amor, realizamos algo.

 No amor, não estamos nos submetendo ao outro, mas sim obedecendo às ordens do sábio que existe dentro de nossos corações.

O amor nos dá coragem para enfrentar todas as mensagens negativas ouvidas na infância, do tipo “homem não presta” e “mulher só dá trabalho”, que poluem nossos pensamentos.

É um sentimento que nos proporciona a sensação de gratidão para com a existência; um sentimento de ser abençoado pela dádiva divina. Em retribuição, somos levados a cuidar desse amor.

Por isso, não podemos exigir a perfeição do ser amado, pois, como dizia o filósofo grego Aristóteles: “O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição”.

O amor é muito mais que o encontro de dois corpos, muito mais que a união entre duas pessoas. É a própria consciência da existência: a crença nas forças divinas, que cuidam de todo o universo e que nos levam um ao outro, com a mesma fluidez com que aproximam uma nuvem de uma montanha, que nos proporcionam uma força sobre-humana, que dão energia ao vento, ao mar e à chuva e que nos tornam grandes como pinheiros gigantescos.

No amor, seguimos um caminho realizando uma história, cujo final, apesar de todo o nosso conhecimento, só vamos saber quando a completarmos.

A única certeza que temos é a de que o amor é uma condição inerente ao ser humano. Assim como a flor emana seu perfume, o homem naturalmente exala o amor. Isso é tão inevitável quanto é impossível proibir a terra molhada de desprender seu cheiro.

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/amar_viagem.htm

27 outubro 2012

Tempo Certo (Paulo Coelho)





De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas; tudo vem ao seu tempo,dentro do prazo que lhe foi previsto.

Mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo e aí acontecem os atropelos do destino,aquela situação que você mesmo provoca,por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo.

Mas alguém poderia dizer: Qual é esse tempo certo?

Bom, basta observar os sinais.Quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais indicando o caminho certo.

 Pode ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer.

Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa.

Basta você acreditar que nada acontece por acaso. Talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas.

Tente observar melhor o que está a sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto e você nem os notou ainda.

Lembre-se, que o universo sempre conspira a seu favor quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.