31 março 2012

Doutrina Ímpar (Pelo Espírito Yvonne do Amaral Pereira. Psicografia: Divaldo Pereira Franco)



















Página recebida durante a sessão mediúnica da noite de 18 de junho de 2008, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador (BA).



O Espiritismo é uma doutrina complexa e completa. É original na sua estrutura, porque reúne em um todo harmônico os postulados da ciência, as diretrizes da filosofia e os instrumentos ético-morais da religião. Única, na sua formulação, é portadora de propostas simples que estão ao alcance de todos os níveis de cultura, ao tempo em que atende as exigências mais severas da razão e da lógica. De fácil entendimento pelos simples de inteligência e os mansos de coração, penetra-lhes o cerne da alma como um bálsamo suavizador na ardência da ignorância. Abrindo um leque de inúmeras vertentes, tem a ver com os mais diversos ramos do conhecimento, completando-os com os seus conteúdos profundos, porque remonta às causas de todas as ocorrências, a fim de entender-lhes os efeitos.

Enquanto a ciência, em geral, examina nos efeitos as causas, o Espiritismo foi revelado pelo mundo real, anterior, facultando a compreensão da esfera física, sua transitoriedade e suas razões de existir.

Para bem ser entendido exige o estudo e a reflexão cuidadosos, abrangendo o conhecimento geral, que ilumina com os conceitos libertadores de crendices e de superstições.

Partindo-se da sua base - a crença em Deus e na imortalidade da alma – a comunicabilidade dos Espíritos é axiomática, pois que se constitui com recurso experimental que lhes comprova a sobrevivência ao fenômeno da morte.

A reencarnação logo se apresenta viável instrumento de que ss utiliza a Justiça Divina para reeducar, corrigir e conduzir todos aqueles que se tornarem infratores ante as Leis Soberanas, tombando nos gravames que os empurram aos abismos da inferioridade moral por onde transitam, e de que se deveriam libertar.

Na prática mediúnica – sublime recurso de iluminação! – alarga os horizontes do ser humano para entender os desafios e os enigmas existenciais, logicando em torno dos malogros e desditas de que ninguém passa na Terra sem os experimentar.

A mensagem evangélica de que se faz portador, atualizando-a com as revelações do Além-túmulo, confirma a grandeza de Jesus e dos Seus ensinamentos, restaurando-Lhe a luminosa diretriz do amor como a mais eficaz terapia para a vida de todas as criaturas humanas.

É nesse campo de nobres realizações que atinge a sua magnitude, facultando o diálogo com os imortais, o conhecimento da vida extra-física, os objetivos essenciais da reencarnação, os comportamentos saudáveis para o despertar lúcido após a jornada no corpo somático.

Pergunte-se a alguém que trazia o coração dilacerado pela dor da perda física de um ser amado, sobre o conforto libertador e indescritível que hauriu após a comunicação mediúnica com esse afeto de retorno, vivo e exuberante, e ele não terá palavras fáceis para traduzi-lo.

Suas explicações a respeito do sofrimento, o bem que proporciona ao calceta, ensejando-lhe esperança de renovação e de recuperação, ao infeliz, brindando oportunidade de recompor-se e ser ditoso, ao padecente sem esperança de recuperação que descobre a continuidade da vida após a disjunção molecular, são as mais nobres respostas de qualidade que nenhuma outra doutrina pode oferecer.

Arrancando das tenazes férreas da obsessão o paciente agora em equilíbrio, ei-lo que se rejubila e dispõe de expressões para bendizê-lo, agradecendo a dádiva do raciocínio lúcido e da alegria de poder voltar a voar pela imaginação na direção do infinito...

Ao mesmo tempo, aquele que se encontrava nas sombras da ignorância, sem haver descoberto o sentido existencial, após haver fruído as harmonias do Espiritismo, exultante, não consegue sopitar o júbilo infindo e a felicidade do bem-estar e da paz que ora o visitam.

Desencarcerando os desencarnados em aflição, que se arrojavam à loucura, por não entenderem o fenômeno da morte e da vida, faculta-lhes a visão perfeita das possibilidades que se lhes encontram ao alcance para manter-se em equilíbrio.

As suas avenidas culturais, alargadas pelos tratores do conhecimento e do sentimento, ensejam as caminhadas exitosas aos viandantes que antes se estremunhavam nos dédalos sombrios dos conflitos íntimos e do martírio dos sofrimentos que se entregavam nos corredores estreitos da aflição...

As lágrimas enxugadas e as dores lenidas nas mulheres e nos homens aflitos modificam totalmente o contexto social que se apresenta calmo, ensejando a construção de melhores condutas para o futuro da humanidade.

Nunca podem ser contabilizados os benefícios que propicia e a luz da caridade que esparze, fulgurando nos corações é como um permanente Sol mantendo a vida em todas as suas expressões.

Uma palavra espírita é valioso tesouro para a solução de muitos sucessos desafiadores e de caráter agressivo, infeliz.

Um pensamento espírita bem direcionado é corrente vigorosa que vitaliza, erguendo os combalidos que não suportaram o fragor das lutas.

Uma atitude espírita de socorro transforma-se em lição viva que traduz a qualidade dos seus ensinamentos vigorosos.

Que tem o materialismo, no entanto, para oferecer-lhes, além do desencanto, da fatalidade ignóbil de haverem sido esses desditosos eleitos para a desgraça, conforme apregoa? Apresentando o suicídio ou o mergulho no prazer exaustivo, como saída da agonia, são as torpes soluções de que dispõe para as vidas ressequidas e atormentadas, tornando-se verdugo cruel do pensamento e do sentimento humano.

O Espiritismo não é uma doutrina passadista ou conformista, porquanto estimula a busca dos valiosos recursos da ciências nos seus múltiplos aspectos para solucionar os enigmas existenciais e ajudar a vencer os desafios normais, enquanto oferece conforto moral, resistência e coragem para prosseguir-se na luta sem jamais desistir, sempre jovial e confiante nos resultados finais.

Não mantém a ingenuidade nem a ignorância, jamais estimulando à postergação do que se deve fazer quando se apresenta difícil no momento, antes oferece as ferramentas para a execução do trabalho que está destinado a cada indivíduo, iluminando-lhe a mente com a inspiração do bem e renovando-lhe os sentimentos com o prazer de encontrar-se vivo no corpo, portanto, com infinitas possibilidades de superar os impedimentos que surgem pelo caminho da evolução.

A sua lógica decorrente da filosofia atende a todas as necessidades e interrogações do pensamento, não deixando de elucidar os dramas existenciais, a origem do ser, do sofrimento e o seu destino.

O ser humano tem buscado, através da História, uma religião que console sem iludir, iluminando-lhe a existência e oferecendo-lhe robustez de ânimo para o enfrentamento das vicissitudes que todos experimentam durante a trajetória material.

Por muito tempo ludibriado pelas doutrinas ortodoxas que escravizam as mentes e atemorizam os corações, terminou por tombar na negação, cansando-se de cerimônias e de extravagantes conceitos dogmáticos.

Apoiando-se na ciência e na sua extraordinária contribuição, sente, não poucas vezes, o vazio interior que o inquieta, buscando soluções químicas para os conflitos que podem ser resolvidos pela oração, pela meditação,. pela ação do bem, pelo auto-encontro...

Por fim, chegou-lhe o Espiritismo e abriu-lhe os braços generosos com as suas informações de sabedoria, propondo-se a albergar a imensa mole humana no seu seio, sem qualquer tipo de dependência psicológica fora da razão ou promessa salvacionista sem o concurso pessoal de cada qual.

O Espiritismo é a ciência religiosa dos tempos modernos e das criaturas que anelam por uma religião científica, a fim de que, abraçadas, essas duas alavancas do progresso ofereçam a filosofia especial para a conquista da felicidade plena pela qual todos anelam, e a conseguirão.

29 março 2012

Para Refletir (Salmo 4)
























1.Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi.

2.Quando Vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, Vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração.

3.Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira?

4.O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, o Senhor me ouviu quando O invoquei.

5.Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos, e calai.

6.Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor.

7.Dizem muitos: Quem nos fará ver a felicidade? Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de Vossa Face.

8.Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho.

9.Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de Vós só, Senhor.

28 março 2012

Para Refletir (Salmo 3)
























1.Salmo de Davi, quando fugia de Absalão, seu filho.

2.Senhor, como são numerosos os meus perseguidores! É uma turba que se dirige contra mim.

3.Uma multidão inteira grita a meu respeito: Não, não há mais salvação para ele em seu Deus!

4.Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; Vós sois minha glória, Vós me levantais a cabeça.

5.Apenas elevei a voz para o Senhor, Ele me responde de Sua montanha santa.

6.Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-me, porque o Senhor me sustenta.

7.Nada temo diante desta multidão de povo, que de todos os lados se dirige contra mim.

8.Levantai-vos, Senhor! Salvai-me, ó meu Deus! Feris no rosto todos os que me perseguem, quebrais os dentes dos pecadores.

9.Sim, Senhor, a salvação vem de Vós. Desça a Vossa Bênção sobre Vosso povo.

27 março 2012

Com o Que Tens (Pelo Espírito Joanna De Ângelis. Livro: "Messe de Amor". Psicografia: Divaldo Pereira Franco)


















Pretendes ajudar com segurança os homens atormentados da Terra, agora, quando as clarinadas da verdade chegam aos teus ouvidos espirituais, modulando as bênçãos dos Céus.

Gostarias, porém, de possuir os recursos da palavra fácil, para, na imprensa escrita ou falada, atingires a grande massa.

Sentes a dor de muitos enfermos e, atribulado, dizes mentalmente que os ajudarias, se dispusesses da mediunidade curadora.

Procuras esclarecer aqueles que se detêm a ouvir-te, e te aquietas, muitas vezes, vencido, porque não registras mediunicamente as vozes que informam e revelam.

E afirmas, desanimado: "Não vejo, não ouço, não escrevo, nada posso fazer..."

Não creias, porém, que o ministério divino do amor, no mundo, dependa de recursos excepcionais.

Os grandes servidores da Humanidade se ignoravam.

Mesmo quando atingiram o ápice das sublimes tarefas, jamais abandonaram os labores humildes de tão grande valia.

Homens-fenômeno sempre existiram na Terra, sem conseguirem transformar o mundo para melhor.

No entanto, foram aqueles que muito amaram que se converteram em bússola e em remédio, claridade e segurança para todos.

Não aguardes, assim, perfeição para ajudar e orientar.

Antes do exercício médico, o futuro esculápio labora como enfermeiro, e todo navegador jamais começou o exercício do comando, em alto posto, ignorando as posições-chave, na engrenagem das naus.

Faze o bem a alguém, discretamente.

Nem todos te poderão receber de improviso.

Também demoraste a aceitar as diretrizes que hoje te norteiam a vida.

Avança, alentando as almas que encontres ou que te encontrem, e enquanto haja fatores-possibilidade, dilata a verdade e o bem.

O poeta Keats, aos 25 anos, vencido por tuberculose pertinaz, recebeu a morte com júbilo...

Ticiano, aos 94 anos, confiante, pintava, confirmando sua mestria.

Milton não desistiu de lutar por ser cego...

Pasteur, hemiplégico, não desanimou...

Tackeray escrevia com espírito, embora a amada esposa estivesse louca...

Steinmtz, apesar de corcunda, realizou prodígios na ciência.

Haendel, empobrecido e meio paralítico, empenhou-se com ardor para que o Messias, com o seu coro de Aleluia, deslumbrasse o mundo...

E Jesus Cristo, o Operário por excelência, rejeitou os que dispunham de títulos e recursos, para convocar "homens simples e rudes" para a propagação do Reino de Deus na Terra, atingindo as culminâncias do messianato nos colóquios com a dor dos corações que em segredo O buscavam, nas formosas jornadas de expansão da Boa Nova.

E ainda hoje, quando a claridade do Sol Espírita penetra as criaturas, renovando-as por dentro, Ele continua convocando servidores que saibam apagar-se, para que acima de tudo brilhe a luz da esperança, alentando a vida humana no rumo do amor de Nosso Pai.

26 março 2012

Verbetes de Vida Eterna (Pelo Espírito André Luiz. Psicografia: Chico Xavier)





















FÉ - É a força da certeza que revigora a alma em qualquer situação.


ESPERANÇA - É a luz da visão capaz de nos mostrar a eternidade, extirpando de nós todas as inquietações.


HUMILDADE - É o espelho em que descobrimos a nossa pequenez diante do Universo, permitindo-nos assumir um lugar verdadeiro e tranqüilo no palco da vida.


RENÚNCIA - É o propósito firme em que nos despojamos de nós mesmos, tomando caminho que, embora contrariando as nossas débeis preferências, conduz-nos mais depressa ao cume da perfeição.


SIMPLICIDADE - É a forma que encontramos para tornar suaves as provações e mais fácies as realizações nobilitantes do dia-a-dia.


CARIDADE - É o instrumento de uso permanente com o qual podemos lavrar a terra em que se erguerá a nossa própria felicidade.


MANSIDÃO - É a técnica que nos torna superiores a todas as agressões do mundo.


SERENIDADE - É a música agradável a todos os ouvidos, podendo transformar os nossos impulsos mais ásperos em gestos harmoniosos e eficazes.


PERDÃO - É a maneira pela qual reconhecemos de fato que o correão intrínseca de cada alma compete à Lei Divina.


SERVIR - É o modo de fazer que o esforço não seja inútil; seja sempre um ato de amor.


ALEGRIA - É o desabrochar da vida, em clima de constante renovação.


INDULGÊNCIA - É a caridade vestida de silêncio.


TRABALHO - É o comportamento que dignifica o espírito, fazendo-o colaborador de Deus.


AMOR - É o sentimento que melhor apresenta Deus em nós; é a manifestação mais comovedora e mais fiel da existência do Bem como força eterna e preponderante da Criação.

25 março 2012

Dinheiro e Servo (Pelo Espírito Emmanuel. Livro:"O Livro da Esperança". Psicografia: Chico Xavier)



























"Ninguém pode servir a dois senhores”. (MATEUS 6:24)

“Difunde, em torno de ti, com os socorros materiais, o amor de Deus, o amor do trabalho a amor do próximo. Coloca tuas riquezas sobre uma base que nunca lhes faltará e que te trará grandes lucros: a das boas obras.” - (Cap.16; 11)


Consulta o dinheiro que encostraste por disponível e analisa-lhe a história por um instante! É provável tenha passado pelos suplícios ocultos de um homem doente, que se empenhou a gastá-lo em medidas que não lhe aplacaram os sofrimentos; terá rolado em telheiros, onde mães desvalidas lhe disputaram a posse, nos encargos de servidão; na rua, foi visto por crianças menos felizes que o desejaram, em vão, pensando no estômago dolorido; e conquistado, talvez, por magro lavrador nas fadigas do campo, visitou-lhe apressadamente a casa, sem resolver-lhe os problemas...

Entretanto, não teve o longo itinerário somente nisso.

Certamente, foi compelido a escorar o ócio das pessoas inexperientes que desertaram da atividade, descendo aos sorvedouros da obsessão; custeou o artifício que impeliu alguém para a voragem de terríveis enganos; gratificou os entorpecentes que aniquilam existências preciosas; e remunerou o álcool que anestesia consciências respeitáveis, internando-as no crime.

Que farias de um lidador prestimoso, que te batesse à porta, solicitando emprego digno? de um cooperador humilhado por alheios abusos, que te rogasse conselho, a fim de reajustar-se e servir? O dinheiro de sobra, que nada tem a ver com tuas necessidades reais, é esse colaborador que te procura pedindo orientação.

Não lhe congeles as possibilidades no frio da avareza, nem lhe esconda as energias no labirinto do monopólio.

Acata-lhe a força e enobrece-lhe os movimentos, na esfera de obrigações que o mundo te assinalou.

Hoje mesmo, ele pode obter, com teu patrocínio a autoridade moral do trabalho para o companheiro, impropriamente julgado inútil; o revigoramento do lar que a privação asfixia; o livro edificante que clareie as trilhas dos que se transviam sem apoio ritual'>espiritual o alento aos enfermos desprotegidos; ou a tranqüilidade para irmãos atenazados pelos aguilhões da penúria que,freqüentemente, lhes impõem o desequilíbrio ou a morte, , antes mesmo de serem amparados no giro da mendicância.

Dinheiro de sobra é o amigo e servo que a Divina Providência te envia para substituir-te a presença, onde as tuas mãos, muitas vezes, não conseguiram chegar.

Sim, é possível que, amanhã, outras criaturas venham a escravizá-lo sob intenções inferiores, mas ninguém apagará o clarão que acendeste com ele para a felicidade do próximo, porque, segundo as leis inderrogáveis que governam a vida, o bem que fizeste aos outros, a ti mesmo fizeste.

23 março 2012

Colaboração (Pelo Espírito Meimei. Livro: "Deus aguarda". Psicografia: Chico Xavier)


















Ninguém realiza algo sem o apoio de alguém. Pensa nisso, a fim de que saibas angariar o concurso preciso na execução da tarefa a que te consagras.

Colaboração é reciprocidade.

A árvore protege a fonte, e a fonte lhe alimenta as raízes. O solo acolhe a semente, e a semente produz valores que o prestigiam.

Auxilia aos teus companheiros no cotidiano para que te possam auxiliar.

Criatura alguma concretiza esse ou aquele ideal sem aquelas outras que se lhes façam recursos de expressão.

E entendendo que todos nós – os espíritos interligados no aperfeiçoamento na Terra – somos ainda seres em crescimento, não exijas cooperadores perfeitos para as realizações que demandas.

Sempre encontrarás companheiros no mundo que te apresentem falhas no mecanismo da ação.

Esse possui raciocínio rápido, mas não mostra apuro de sentimento. Aquele revela coração generoso, entretanto, ainda não percebe a necessidade de estudo. Outro comunica otimismo e entusiasmo. Outro comunica otimismo e entusiasmo, contudo parece tardar no culto à disciplina. Outro ainda é um modelo de honestidade, no entanto, não compreende, por agora, o impositivo da cortesia para a rentabilidade do serviço em andamento.

Ante a nossa própria condição de obreiros incompletos, aproveita as qualidades de cada qual e usa a paciência diante das imperfeições de cada um, observando que todos nos achamos em processo de evolução, à frente do futuro.

Recorda que a pedra é capaz de ferir, mas, se colocada em lugar certo da construção, é agente de solidez no edifício que se levanta. A força elétrica é suscetível de gerar incêndios destruidores, no entanto, se devidamente controlada, é manancial de energia e de luz.

Ampara a todos os irmãos que te cruzem o caminho, mas ampara especialmente aos que te amparam.

Nem Deus quis estar a sós na sustentação do Universo, pois chamou as suas próprias criaturas a participarem com Ele das Obras da Criação.

E o próprio Jesus, na formação do Cristianismo, que se agiganta com os séculos, precisou de doze companheiros, e entre os doze estavam três que mais profundamente lhe refletiam o Coração.

22 março 2012

Para Refletir (Salmo 61)















1.Ao mestre de canto. Segundo Iditum. Salmo de Davi.

2.Só em Deus repousa minha alma, só Dele me vem a salvação.

3.Só Ele é meu rochedo, minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei.

4.Até quando, juntos, atacareis o próximo para derribá-lo como a uma parede já inclinada, como a um muro que se fendeu?

5.Sim, de meu excelso lugar pretendem derrubar-me; eles se comprazem na mentira. Enquanto me bendizem com os lábios, amaldiçoam-me no coração.

6.Só em Deus repousa a minha alma, é Dele que me vem o que eu espero.

7.Só Ele é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei.

8.Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está Nele.

9.Ó povo, confia Nele de uma vez por todas; expandi, em Sua Presença, os vossos corações. Nosso refúgio está em Deus.

10.Os homens não passam de um sopro, e de uma mentira os filhos dos homens. Eles sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento.

11.Não confieis na violência, nem espereis vãmente no roubo; crescendo vossas riquezas, não prendais nelas os vossos corações.

12.Numa só palavra de Deus compreendi duas coisas: a Deus pertence o poder,

13.ao Senhor pertence a bondade. Pois vós dais a cada um segundo suas obras.

21 março 2012

Mortos Amados (Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia: Chico Xavier)


















Na Terra, quando perdemos a companhia de seres amados, ante a visitação da morte sentimo-nos como se nos arrancassem o coração para que se faça alvejado fora do peito.

Ânsia de rever sorrisos que se extinguiram, fome de escutar palavras que emudeceram.

E bastas vezes tudo o que nos resta no mundo íntimo é um veio de lágrimas estanques, sem recursos de evasão pelas fontes dos olhos.

Compreendemos, sim, neste Outro Lado da Vida, o suplício dos que vagueiam entre as paredes do lar ou se imobilizam no espaço exíguo de um túmulo, indagando porquê...

Se varas semelhantes sombras de saudade e distância, se o vazio te atormenta o espírito, asserena-te e ora, como saibas e como possas, desejando a paz e a segurança dos entes inesquecíveis que te antecederam na Vida Maior.

Lembra a criatura querida que não mais te compartilha as experiências no Plano Físico, não por pessoa que desapareceu para sempre, e sim à feição de criatura invisível, mas não de todo ausente.

Os que rumaram para outros caminhos, além das fronteiras que marcam a desencarnação, também lutam e amam, sofrem e se renovam.

Enfeita-lhes a memória com as melhores lembranças que consigas enfileirar,e busca tranqulizá-los com o apoio de tua conformidade e de teu amor.

Se te deixas vencer pela angústia, ao recordar-lhes a imagem, sempre que se vejam em sintonia mental contigo, ei-los que suportam angústia maior, de vez que passam a carregar as próprias aflições sobretaxadas com as tuas.

Compadece-te dos entes amados que te precederam na romagem da Grande Renovação.

Chora, quando não possas evitar o pranto que se te derrama da alma; no entanto, converte quanto possível as próprias lágrimas em bênçãos de trabalho e preces de esperança, porquanto eles todos te ouvem o coração na Vida Superior, sequiosos de se reunirem contigo para o reencontro no trabalho do próprio aperfeiçoamento, à procura do amor sem adeus.

18 março 2012

Para Refletir (Salmo 102)

















(Oração do aflito, vendo-se desfalecido, e derramando a sua queixa perante a Face do Senhor)

1. Senhor, ouve a minha oração, e chegue a Ti o meu clamor.

2. Não escondas de mim o Teu Rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os Teus Ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.

3. Porque os meus dias se consomem como a fumaça, e os meus ossos ardem como lenha.

4. O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão.

5. Por causa da voz do meu gemido os meus ossos se apegam à minha pele.

6. Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões.

7. Vigio, sou como o pardal solitário no telhado.

8. Os meus inimigos me afrontam todo o dia; os que se enfurecem contra mim têm jurado contra mim.

9. Pois tenho comido cinza como pão, e misturado com lágrimas a minha bebida,

10. Por causa da Tua ira e da Tua indignação, pois Tu me levantaste e me arremessaste.

11. Os meus dias são como a sombra que declina, e como a erva me vou secando.

12. Mas tu, Senhor, permanecerás para sempre, a Tua memória de geração em geração.

13. Tu te levantarás e terás piedade de Sião; pois o tempo de Te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou.

14. Porque os Teus servos têm prazer nas suas pedras, e se compadecem do seu pó.

15. Então os gentios temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a Tua glória.

16. Quando o Senhor edificar a Sião, aparecerá na Sua glória.

17. Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.

18. Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que se criar louvará ao Senhor.

19. Pois olhou desde o alto do seu santuário, desde os céus o Senhor contemplou a terra,

20. Para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte;

21. Para anunciarem o nome do Senhor em Sião, e o seu louvor em Jerusalém,

22. Quando os povos se ajuntarem, e os reinos, para servirem ao Senhor.

23. Abateu a minha força no caminho; abreviou os meus dias.

24. Dizia eu: Meu Deus, não me leves no meio dos meus dias, os Teus anos são por todas as gerações.

25. Desde a antiguidade fundaste a Terra, e os céus são obra das Tuas Mãos.

26. Eles perecerão, mas Tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.

27. Porém Tu és o mesmo, e os Teus anos nunca terão fim.

28. Os filhos dos Teus servos continuarão, e a sua semente ficará firmada perante Ti.

17 março 2012

We Are The World

USA FOR AFRICA








HAITI 2010


16 março 2012

A Lenda da Caridade (Pelo Espírito Meimei. Livro: "Seara de Fé". Psicografia: Chico Xavier)

























Diz interessante lenda do Plano Espiritual que, a princípio, no mundo se espalharam milhares de grupos humanos, nas extensas povoações da Terra.

O Senhor endereçava incessantes mensagens de paz e bondade às criaturas, entretanto, a maioria se desgarrou no egoísmo e no orgulho.

A crueldade agravava-se, o ódio explodia...

Diligenciando solução ao problema, o Celeste Amigo chamou o Anjo Justiça,que entrou em campo,e,de imediato,inventou o sofrimento.

Os culpados passaram a resgatar os próprios delitos, a preço de enormes padecimentos.

O Senhor aprovou os métodos da Justiça, que reconheceu indispensáveis ao equilíbrio da Lei; no entanto, desejava encontrar um caminho menos espinhoso para a transformação dos espíritos sediados na Terra, já que a dor deixava comumente um rescaldo de angústia a gerar novos e pesados conflitos.

O Divino Companheiro solicitou concurso ao Anjo Verdade, que estabeleceu, para logo, os princípios da advertência.

Tribunas foram erguidas, por toda parte, e os estudiosos do relacionamento humano começaram a pregar sobre os efeitos do mal e do bem, compelindo os ouvintes à aceitação da realidade.

Ainda assim, conquanto a excelência das lições propagadas repontavam dúvidas em torno dos ensinamentos de virtude, suscitando atrasos altamente prejudiciais aos mecanismos da elevação espiritual.

O Senhor apoiou a execução dos planos ideados pelo Anjo da Verdade, observando que as multidões terrestres não deveriam viver ignorando o próprio destino.

No entanto, a compadecer-se dos homens que necessitavam reforma íntima sem saberem disso, solicitou cooperação do Anjo do Amor, à busca de algum recurso que facilitasse a jornada dos seus tutelados para os Cimos da Vida.

O novo emissário criou a caridade, e iniciou-se profunda transubstanciação de valores.

Nem todas as criaturas lhe admitiam o convite e permaneciam, na retaguarda, matriculados nas tarefas da Justiça e da Verdade, das quais hauriam a mudança benemérita, em mais longo prazo, mas todas aquelas criaturas que lhe atenderam as petições, passaram a ver e auxiliar doentes por obsessões, paralíticos e mutilados, cegos e infelizes, os largados à rua e os sem ninguém.

O contato recíproco gerou precioso câmbio espiritual.

Quantos conduziam alimento e agasalho, carinho e remédio para os companheiros infortunados...recebiam deles, em troca, os dons da paciência e da compreensão, da tolerância e da humildade, e, sem maiores obstáculos, descobriram a estrada para a convivência com os Céus.

O Senhor louvou a Caridade, nela reconhecendo o mais importante processo de orientação e sublimação, a benefício de quantos usufruem a escola da Terra.

Desde então, funcionam, no mundo, o sofrimento, podando as arestas dos companheiros revoltados: a doutrinação informando aos espíritos indecisos quanto as melhores sendas de ascensão às Bênçãos Divinas; e a Caridade iluminando a quantos consagram ao amor pelos semelhantes, redimindo sentimentos e elevando almas, porque, acima de todas as forças que renovam os rumos da criatura, nos caminhos humanos, a Caridade é a mais vigorosa, perante Deus, porque é a única que atravessa as barreiras da inteligência e alcança os domínios do coração.

14 março 2012

Apenas um Observador (Pelo Espírito Joanna De Ângelis. Psicografia: Divaldo Pereira Franco)



















Não és um observador distante da vida.

Estás na condição de membro do organismo universal,investido de tarefas e responsabilidades, de cujo desempenho, por ti, resultarão a ordem e o sucesso de muitas coisas.

A postura de quem observa de fora produz enfoques e conclusões equivocados.

No entanto, a participação consciente dá medida correta e propicia melhor compreensão dos dados ao alcance.

Considera-te pessoa valiosa no conjunto da Criação, tornando-te, cada dia, mais atuante na Obra do Pai; e fazendo-a melhor conhecida e mais considerada, tu és herdeiro de Deus, e o Universo, de alguma forma, te pertence.

12 março 2012

Pagar Até o Último Ceitil (Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia: Chico Xavier)


















“Digo-te que dali não sairás enquanto não tiveres pago até o último ceitil!”

O Mestre reportava-se a resgates dolorosos, a difíceis prestações de contas e as conseqüências desastrosas de atos irrefletidos, quando assim falou. Entretanto, essas mesmas palavras se aplicam também ao recebimento de verdadeiras recompensas pelos atos bons, à prestação de contas com juros, até no campo do bem e com vistas a prêmios concedidos a trabalhadores dignos.

É isso que faz com que os nossos corações exultem de alegria e felicidade em meditar que agora somos um pouquinho mais esclarecidos na faceta do amor que tempera a justiça.

Bem sabeis que, primitivamente, a palavra justiça inspirava temor, evocava castigo e até mesmo o inferno considerado sem fim. Entretanto, agora que a luz da Terceira Revelação ilumina toda a Terra, quando não seja claramente em livros ou palestras, pelo menos no íntimo das consciências que aos poucos despertarão para a realidade da vida e da possibilidade da comunicação entre os dois planos.

Em nossa época, repetimos, é imenso o nosso regozijo, porque vemos quão blasfema era a idéia de um castigo sem remissão e como a justiça se ocupava quase que exclusivamente em maltratar e punir.

Hoje porém, temos os olhos mais abertos para o amor de Deus.

Como não cessa Ele de distribuir prêmios, bênçãos e alegria, vos pedimos que confieis nessa justiça imensa e nesse amor infinito, que não deixa passar a menor ação sem abençoar e sem conduzir para caminho reto, quando se trata de ação d’Ele desviada.

Elevemos o coração ao Pai com gratidão imensa e peçamos para que todos que não compreendem a Divina Justiça, venham fazê-lo em breve tempo.

Assim seja!

11 março 2012

Apresentações (Pelo Espírito André Luiz. Livro: "Sinal Verde". Psicografia: Chico Xavier)


















Em se vendo objeto de apresentação, não deve enunciar seus títulos e lances autobiográficos, mas se você apresenta alguém, é justo lhe decline o valor sem afetação.

Diante de algum apontamento desairoso para com os ausentes, recorde o impositivo do respeito e da generosidade para com eles.

Nunca impossível descobrir algo de bom em alguém ou em alguma situação para o comentário construtivo.

Qualquer criatura que se mostre necessitada de pedir-lhe um favor, é um teste para a sua capacidade de entendimento e para os seus dotes de educação.

Um mendigo é um companheiro no caminho a quem talvez amanhã tenhamos de solicitar apoio fraterno.

A criança desprotegida que encontramos na rua não é motivo para revolta ou exasperação, e sim um apelo para que trabalhemos com mais amor pela edificação de um mundo melhor.

Não adianta reprimenda para o irmão embriagado, de vez que ele, por si mesmo, já se sabe doente e menos feliz.

Toda vez que você destaque o mal, mesmo inconscientemente, está procurando arrasar o bem.

Não critique, auxilie.

Para qualquer espécie de sofrimento é possível dar migalha de alívio e amparo, ainda quando semelhante migalha não passe de um sorriso de simpatia e compreensão.

07 março 2012

Para Refletir (Salmo 83)
























1.[Cântico e Salmo de Asafe] Ò Deus, não estejas em silêncio; não Te cales, nem Te aquietes, ó Deus,

2. Porque eis que Teus inimigos fazem tumulto, e os que Te odeiam levantaram a cabeça.

3. Tomaram astuto conselho contra o Teu povo, e consultaram contra os Teus escondidos.

4. Disseram: Vinde, e desarraiguemo-los para que não sejam nação, nem haja mais memória do nome de Israel.

5. Porque consultaram juntos e unânimes; eles se unem contra Ti:

6. As tendas de Edom, e dos ismaelitas, de Moabe, e dos agarenos,

7. De Gebal, e de Amom, e de Amaleque, a Filístia, com os moradores de Tiro;

8. Também a Assíria se ajuntou com eles; foram ajudar aos filhos de Ló. (Selá.)

9. Faze-lhes como aos midianitas; como a Sísera, como a Jabim na ribeira de Quisom;

10. Os quais pereceram em Endor; tornaram-se como estrume para a terra.

11. Faze aos seus nobres como a Orebe, e como a Zeebe; e a todos os seus príncipes, como a Zebá e como a Zalmuna,

12. Que disseram: Tomemos para nós as casas de Deus em possessão.

13. Deus meu, faze-os como um tufão, como a aresta diante do vento.

14. Como o fogo que queima um bosque, e como a chama que incendeia as brenhas,

15. Assim os persegue com a Tua tempestade, e os assombra com o Teu torvelinho.

16. Encham-se de vergonha as suas faces, para que busquem o Teu Nome,Senhor.

17. Confundam-se e assombrem-se perpetuamente; envergonhem-se, e pereçam,

18. Para que saibam que Tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra.

03 março 2012

Para Refletir (Ezequiel 36:26)

















E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne".