07 abril 2008

Prece (Pelo Espírito Alexandre. Livro:” "Missionários da Luz". Psicografia: Francisco Cândido Xavier)


























Senhor, sejam para o Teu coração misericordioso,todas as nossas alegrias,esperanças e aspirações!

Ensina-nos a executar Teus propósitos desconhecidos, abre-nos as portas de ouro das oportunidades do serviço e ajuda-nos a compreender a Tua vontade!

Seja o nosso trabalho a oficina sagrada de bênçãos infinitas, converte-nos as dificuldades em estímulos santos, transforma os obstáculos da senda em renovadas lições...

Em Teu nome, semearemos o bem onde surjam espinhos do mal,acenderemos Tua luz onde a treva demore, verteremos o bálsamo do Teu amor onde corra o pranto do sofrimento, proclamaremos Tua bênção onde haja condenações,desfraldaremos tua bandeira de paz junto às guerras do ódio!

Senhor, dá que possamos servir-Te com a fidelidade com que nos amas, e perdoa nossas fragilidades e vacilações na execução de Tua obra.

Fortifica-nos o coração para que o passado não nos perturbe e o futuro não nos inquiete, a fim de que possamos honrar-Te a confiança no dia de hoje,que nos deste para a renovação permanente até a vitória final.

Somos tutelados na Terra,confundidos na lembrança de erros milenários, mas queremos, agora, com todas as forças d'alma, nossa libertação em teu amor para sempre!

Arranca-nos do coração as raízes do mal, liberta-nos dos desejos inferiores, dissipa as sombras que nos obscurecem a visão de Teu plano divino e ampara-nos para que sejamos servos leais de Tua infinita sabedoria!

Dá-nos o equilíbrio de Tua lei, apaga o incêndio das paixões que, por vezes, irrompe, ainda, no âmago de nossos sentimentos, ameaçando-nos a construção da espiritualidade superior.

Conserva-nos em Tua inspiração redentora, no ilimitado amor que nos reservaste e que, integrados no Teu trabalho de aperfeiçoamento incessante,possamos atender-Te os sublimes desígnios, em todos os momentos,convertendo-nos em servidores fiéis de Tua luz, para sempre!

Assim seja.

06 abril 2008

Socorre (Pelo Espírito Meimei. Livro: “Caridade“. Psicografia:Francisco Cândido Xavier)





















Não passes distraído diante da dor.

Nesses semblantes que o sofrimento descoloriu e nessas vozes fatigadas em que a tortura plasmou a escala de todos os gemidos,Jesus,o nosso Mestre Crucificado, continua incompreendido e desfalecente...

Nessas longas multidões de aflitos e infortunados,encontrarás a nossa própria família.

Quantos deles albergaram esperanças iguais àquelas que nos alimentam os sonhos, sem qualquer oportunidade de realização? Quantos tentaram atingir a presença da luz, incapazes de vencer a opressão das trevas?

Essas crianças caídas no berço da angústia, esses enrugados velhinhos sem ninguém, essas criaturas que a ignorância e a provação mergulharam no poço da enfermidade ou no espinheiro do crime,são nossos irmãos,à frente do Eterno Pai!

Estende-lhes tua alma,na dádiva que possas oferecer,guardando a certeza de que, amanhã, provavelmente,estarás também suspirando pelo bálsamo do socorro, na bênção de um pão ou na luz de uma prece amiga!

Recorda que as mãos hoje por ti libertadas dos grilhões da penúria,podem ser aquelas que amanhã chegarão livres e luminosas em teu auxílio!

Ao pé de cada coração desventurado,Jesus nos espera,em silêncio.

Socorre, pois, meu irmão, e na doce melodia do bem, ainda mesmo que dificuldades e sombras te ameacem a luta, ouvirás, no imo do coração, a voz do Divino Mestre, a encorajar-te, paciente e amoroso: "Tem bom ânimo! Eu estou aqui".

Para Refletir (Tomás de Kempis)
























"Duas coisas projetam o homem acima das coisas mundanas: a simplicidade e a pureza. A primeira busca Deus; a segunda O encontra e Nele se rejubila." (Tomás de Kempis)

Diante da Fé (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Seguindo Juntos”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























Naturalmente que a fé em Deus presidir-nos-á todos os movimentos da vida,se nos propomos a avançar com o progresso, à feição da seiva permanente na árvore, a fim de que ela corresponda ao seu nobre destino.

Entretanto,a fé em Deus não pode excluir a fé em nós mesmos.

Não encorajamos aqui as falsas alegações daqueles irmãos menos responsáveis que superestimam os próprios valores, alardeando qualidades de que se mostram distantes, mas sim o equilíbrio das consciências valorosas que não desconhecem os deveres que o mundo lhes conferiu.

Cada alma carreia consigo recursos divinos que é preciso multiplicar,riquezas imperecíveis que é necessário estender.

Eis por que a fé será dinamismo criador do bem de todos ou não passará de enfeite inútil nos lábios.

Se Jesus estivesse circunscrito à fé no Poder Divino, cruzando os braços,em doce reserva nas Esferas Superiores, decerto não teria vindo ao encontro da Humanidade, exemplificando o amor universal que lhe flui de cada lição e lhe reponta de cada gesto.

E se não confiasse no homem,cujas energias interiores veio despertar para a fé em si mesmo,indubitavelmente,não se teria consagrado à obra da redenção terrestre até o sacrifício supremo.

É que não vale acreditar na bondade sem que sejamos bons,nem exaltar os méritos da justiça sem sermos justos.

Não te detenhas,em nome de Cristo,na adoração expectante daqueles que simplesmente se confiam à inércia.

Vale-te das horas para marchar,com o tempo,no rumo da Luz Perfeita. Mobiliza as possibilidades de que dispões,acorda e vive,sabendo que acordar é compreender e viver é lutar pela própria ascensão.

Estuda,trabalha,progride,renova-te e aperfeiçoa-te.

Se aspiras a conquistar a intimidade do Cristo, não te imobilizes na ilusão.Lembra-te de que o Mestre colocava ênfase expressiva ante cada enfermo recuperado, exclamando convincente: "A tua fé te curou".

Nenhum dos beneficiários de Seu amor chegou a restaurar-se sem os talentos da fé positiva e justa, em cada um deles entesourada.

Não te esqueças, ainda, de que se o Senhor proclamou que "A fé transporta montanhas", também nos advertiu:" Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres".

Reconheçamos: para que a nossa fé não se aprisione nas grades do fanatismo,é indispensável que o discernimento nos auxilie a caminhar.

Companheiros de Jornada (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Amigo”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























Talvez que um dos mais belos espetáculos ante a Espiritualidade Superior,seja o de anotar a persistência dos companheiros enfaixados na Vida Física,sempre que se mostrem decididamente empenhados a lutar pela vitória do bem.

Companheiros que em muitas ocasiões comparecem nas tarefas do bem,vergados ao peso do sofrimento; que se reconhecem constantemente visitados por forças contrárias aos compromissos que abraçam a lhes testarem a resistência; que,não raro,suportam tempestades ocultas na própria alma: que,às vezes,se sentem espancados por injúrias nascidas de muitos daqueles aos quais se afeiçoaram com os mais altos valores da própria vida,e que,no entanto,renovam as próprias forças na oração,através da qual confiam em Deus e em si mesmos,prosseguindo adiante nos encargos construtivos que lhes dizem respeito.

Em outras circunstâncias,eles próprios caem no erro,sempre natural naqueles que ainda caminham sob os véus da existência física,mas sabem reerguer-se,de imediato, com suficiente humildade para o recomeço da marcha.

E trabalham.E se esfalfam na própria melhoria,respeitando a estrada dos outros,da qual recolhem exemplos edificantes,sem procurarem qualquer motivação à censura, evitando congelar a seara alheia.

Se te propões a colaborar no levantamento do bem de todos,não desistas de agir e servir.

Momentos sobrevirão em que o teu campo de atividades parecerá coberto de sombras e sentirás talvez o coração transido de lágrimas.Ainda assim,não te marginalizes.

Chora,mas prossegue lutando e trabalhando pelo bem comum.

Se tropeças, reajusta-te.

Se cais,levanta-te e continua em serviço.

Se desenganos te requisitam,torna ao replantio de esperanças maiores e segue adiante,amando e auxiliando no melhor a fazer.

Relacionando as dificuldades que todos trazemos,or enquanto,nos recessos do ser,é justo considerar que a vitória em nós e sobre nós ainda nos custará muito esforço de construção e reajuste,entretanto,para altear-nos ao ideal do bem,fixando energias para sustentá-lo, recordemos o Cristo de Deus; regressando, depois da morte, à convivência dos discípulos,Jesus nem de longe lhes assinala as deficiências e as fraquezas, e sim,lhes reafirma em plenitude de confiança: "Estarei convosco até o fim dos séculos."

Agradecemos Senhor (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Irmão”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























Senhor!

Ensina-nos a gratidão pelos bens que recebemos constantemente de tua Infinita Bondade, sem desconsiderar os supostos males com que a Tua Justiça misericordiosa nos amplia o patrimônio de bens.

Agradecemos a presença dos amigos que nos acrescentam os recursos capazes de nos garantirem o reconforto próprio,e agradecemos também o concurso dos irmãos que nos ofertam ensejo de despendê-los,tanto quanto possível,pelos canais do trabalho ou ante a luz da beneficência;os que nos amparam a vida,e aqueles outros que nos rogam apoio,exercitando-nos na assistência com que fomos chamados a aprender o amor a que nos destinamos;os benfeitores que nos administram aulas de educação,e os que se nos fazem examinadores do grau de paciência ou de tolerância em que estagiamos presentemente; a bênção dos amigos que nos consolam,e a escora dos adversários,cujo policiamento nos disciplina; os companheiros que nos incentivam a caminhar para a frente, e os outros que nos socorrem, através da crítica construtiva.

Agradecemos, Senhor, a luz e a sombra, quando a sombra nos auxilia a buscar mais luz; a harmonia que nos pacifica as estradas do dia-a-dia e a tormenta de incompreensão, quando a incompreensão nos fortalece para descobrir a concórdia em que se reúnam os esforços de todos para a felicidade comum.

Diante da luta, induze-nos a entender que somente na luta encontramos os ingredientes precisos para a vitória em nós mesmos,e,perante o fracasso,qualquer que seja,faze-nos reconhecer que somente aprendendo e reaprendendo é que conseguiremos fixar a lição.

Senhor, não nos deixes entregues ao suposto bem que se transforma em mal,e não nos permitas menosprezar o suposto mal que nos conduz ao bem.

E, sejam quais forem as provas a que sejamos chamados, auxilia-nos a saber - mas a saber com certeza indestrutível – que o Teu Amor reina sobre nós,e que acima de todas as atribulações e dificuldades,obstáculos e lágrimas,estamos todos reunidos em Teu Coração e incessantemente sustentados por Teus Braços eternos.

Assim seja.

Em Louvor da Prece (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Livro da Esperança”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)






















"Quando quiserdes orar entrai para o vosso quarto, e, fechada a porta, orai ao Pai, no intimo; e o Pai que vê no intimo, vos recompensará". Jesus ( Mateus, 6:6)


"Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu.Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau." (Cap. XXVII, 4)


Pediste em oração a cura de doentes amados e a morte apagou-lhes as pupilas, regelando-te o coração; solicitaste o afastamento da prova e o acidente ocorreu, esmagando-te as esperanças; suplicaste a sustação da moléstia, e a doença chegou a infligir-te deformidade completa; imploraste suprimentos materiais, e a carência te bate à porta.


Mas se não abandonares a prece, aliada ao exercício das boas obras,granjearás paciência e serenidade, entendendo,por fim,que a desencarnação foi socorro providencial,impedindo sofrimentos insuportáveis; que o desastre se constituiu em medida de emergência para evitar calamidades maiores; que a mutilação física é defesa da própria alma contra quedas morais de soerguimento difícil, e que as dificuldades da penúria são lições da vida, a fim de que a finança demasiada não se faça veneno ou explosivo nas tuas mãos.


Da mesma forma, quando suplicamos perdão das próprias faltas à Eterna Justiça,não bastam o pranto de compunção e a postura de reverência.

Após o reconhecimento dos compromissos que nos são debitados no livro do espírito, continuamos tão aflitos e tão desditosos quanto antes.

Contudo,se perseverarmos na prece,com o serviço das boas ações que nos atestam a corrigenda,a breve trecho perceberemos que a Lei nos restitui a tranquilidade e a libertação,com o ensejo de apagar as consequências de nossos erros,reintegrando-nos no respeito e na estima de todos aqueles que erigimos à condição de credores e adversários.

Se guardas esse ou aquele problema de consciência,depois de haver rogado perdão à Divina Bondade,sob o pretexto de continuar no fogo invisível da inquietação, não te afastes da prece mesmo assim.

Prossegue orando, fiel ao bem que te revele o espírito renovado.

A prece forma o campo do pensamento puro e toda construção respeitável começa na idéia nobre.

Realmente, sem trabalho que o efetive,o mais belo plano é sempre um belo plano a perde-se.

Não vale prometer sem cumprir.

A oração, dentro da alma comprometida em lutas na sombra,assemelha-se à lâmpada que se acende numa casa desarranjada; a presença da luz não altera a situação do ambiente desajustado e nem remove os detritos acumulados no recinto doméstico, entretanto, mostra sem alarde o serviço que se deve fazer.

Auxílio do Alto (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Livro da Esperança”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)















“Porque aquele que pede, recebe; e,o que busca,encontra;e ao que bate,se abre." Jesus (Mateus,7:8)


"Desta maneira, serás filhos das tuas obras,terás dela o mérito e serás recompensado com o que hajas feito." - Cap. XXV, 3)

Deus auxilia sempre.

Observa,porém,o edifício ainda o mais singelo que se levanta no mundo.

Todos os recursos utilizados procedem fundamentalmente da Bondade Infinita.

A inteligência do arquiteto,a força do obreiro,o apoio no solo e os materiais empregados constituem dons da Eterna Sabedoria,contudo,delineamentos da planta, elementos de alvenaria,metais diversos e agentes outros da construção não se expressaram e nem se arregimentaram no serviço a toque mágico.

O lavrador roga bom tempo a Deus, mas não colhe sem plantar,embora Deus lhe enriqueça as tarefas com os favores do clima.

As leis de Deus protegem a casa,no entanto,se o morador não a protege,as mesmas leis de Deus,com o tempo,transformam-na em ruína,até que apareça alguém com suficiente compreensão do próprio dever,que se proponha a reconstruí-la e habitá-la com respeito e segurança.

Em toda parte,a natureza encarece o Apoio Divino,mas não deixa de recomendar,ainda que sem palavras,o impositivo do esforço humano.

A criação pode ser comparada à imensa propriedade do Criador que a usufrui com todas as criaturas,em condomínio perfeito,no qual as responsabilidades crescem com a extensão dos conhecimentos e dos bens obtidos.

Não te digas,dessa forma,sem a obrigação de pensar, estudar, influenciar, programar, agir e fazer.

"Ajuda-te que o Céu te ajudará" - proclama a sabedoria.Isso,no fundo,equivale a dizer que as leis de Deus estão invariavelmente prontas a efetuarem o máximo em nosso favor,entretanto,nada conseguirão realizar por nós,se não dermos de nós pelo menos o mínimo.

Prece de Emmanuel (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Francisco Xavier Em Campos”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)























Mestre e Senhor, depois de recebidas numerosas expressões de Tua misericórdia infinita, temos os corações genuflexos agradecendo a Tua bondade.

Nada somos,nada temos senão boa-vontade, nada representamos senão instrumentos de Teu amor,nas esferas espirituais que cercam o planeta, como também quando encarnados, envergando o envoltório perecível da vida material.

Muitos foram os corações que nos buscavam ansiosos! Mas nós nos lembrávamos de quando distribuías as bênçãos de Tua bondade indefinível, junto daqueles que se encontravam encarcerados nas concepções do mundo.

Recordávamos o tempo em que ias de Betsaida ou de Cafarnaum para Cesaréia de Filipe,abençoando as criancinhas. Eram velhos trêmulos cujas mãos enregeladas te pediam o calor da esperança, eram jovens simples e puros que solicitavam a verdade do Teu Evangelho Divino, crianças que se agasalhavam na Tua ternura inesgotável...

Rememorávamos tudo isso e suplicávamos a Tua assistência.

Muito foi o que nos deste dos celeiros infinitos da graça, não pelo que valemos ou merecemos, mas por acréscimo de misericórdia que nunca negaste aos espíritos de boa-vontade.

Vigora,Jesus, nós nos curvamos perante a tua bondade!

Dá-nos a força de compreender toda a Tua exemplificação de renúncia, a caminho desse Reino de Deus, que constitui a esperança sagrada de todas as criaturas.

Concede, Mestre, que os nossos amigos encarnados sintam a vibração de nosso esforço espiritual no círculo fraterno.

Aos que nos buscaram cheios de angústia do coração, concede a fortaleza para o encontro daquele bom ânimo que sempre ensinaste aos teus discípulos. Dissipa as suas amarguras, como o sol radioso e amigo das almas, desfazendo a neblina das ilusões e dos enganos fatais das estradas terrestres!

Aos que vieram saturados dos conhecimentos científicos do mundo, muitas vezes submersos na suposta infalibilidade do dogmatismo acadêmico, proporcione a claridade necessária para que se façam simples e felizes, de modo a entenderem aquelas verdades que reservas aos pequeninos.

A quantos chegaram atormentados pela saudade de todos os que os precederam no caminho escuro e triste das sepulturas, dá aquela luz maravilhosa da esperança em Teu amor, para que, recebendo a Tua mensagem eterna no Evangelho, compreendam a redenção espiritual que nos há de reunir um dia,sob a árvore divina do Teu desvelado Amor, no plano da vida imortal.

Que todos os trabalhadores de Tua Casa se unam na fraternidade legitima e na edificação sincera do Teu Reino de Luz Imorredoura. Dá-lhes a fortaleza de animo que realiza a tolerância recíproca, base sagrada de todas as obras do Teu Amor.

Eles são operários de Teu jardim no mundo, que se povoa de sombras antagônicas da destruição. Seus esforços serão muitas vezes perturbados pelos contrastes e surpresas do caminho, onde às multidões se desorientem a distancia dá realização de teus ensinos.Por Teu Nome, hão de sofrer naturalmente todas as hostilidades da estrada, material,mas que logo eles se sintam unidos contigo para a execução da tarefa divina.

Jesus, nos somos aquelas crianças que te pedem proteção e amparo em todos os instantes da vida. No momento da alegria concede aos operários de Tua oficina santa os recursos necessários para a verdadeira compreensão na vigilância e na oração que nos ensinaste.

Nos instantes de dor, sê a coragem da alma triste, que deverá se despir todos os desalentos do caminho para a perfeita união com os teus desígnios amorosos e puros.

Mestre, seja a união fraternal de Teus trabalhadores o nosso último apelo!

Que os nossos irmãos desenvolvam a tarefa santificada que lhes foi contida sob a fraternidade verdadeira e sincera, onde cada discípulo compreenderá sempre que o maior para o Teu coração será sempre aquele que se fizer o menor de todos , conforme os Teus ensinos.

Que as Tuas graças sejam para nós novos motivos de esforço e de redenção no sagrado caminho. E que todos nós, cooperadores do plano terrestre e operários da esfera invisível, estejamos sempre unidos no Teu Evangelho para o mesmo trabalho de edificação, é a minha súplica humilde, são os votos sinceros de meu coração de humilde servo.

Oraremos (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Ceifa de Luz”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























"E esta é a confiança que temos para com Ele,que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade,Ele nos ouve." (João,5:14)




Exporemos em prece ao Senhor os nossos obstáculos, pedindo as providências que se nos façam necessárias à paz e à execução dos encargos que a vida nos delegou; entretanto,suplicaremos também a ele nos ilumine o entendimento,para que lhe saibamos receber dignamente as decisões.

Não nos esqueceremos de que a nossa capacidade visual abrange,mais ou menos, unicamente o curto espaço dos sessenta segundos de um minuto, enquanto que o Senhor, que nos acompanhou as numerosas existências passadas - existências que conservas, agora, na Terra,temporariamente esquecidas - nos conhece o montante das necessidades de hoje e de amanhã.

Tenhamos suficiente gratidão para não suprimir-lhe a bênção.

A Providência Divina possui os recursos e caminhos que lhe são próprios para alcançar-nos.

Quando encarnados no plano físico, se na posição de enfermos, costumamos implorar do céu a dádiva da saúde corpórea, na expectativa de obter um milagre e, às vezes,o Céu nos responde com a imposição de um bisturi, que nos rasgue as entranhas,de maneira a reconstituir-nos o equilíbrio orgânico.

Simbolicamente, ocorrem circunstâncias idênticas no quadro espiritual de nossa vida cotidiana.

Rogamos a Deus a presença da felicidade em nossos dias, segundo a concepção com que a imaginamos, mas somos, via de regra, portadores de certos defeitos, que nos impediriam acolhê-la,sem agravar as próprias dívidas,e Deus,em muitos casos,nos envia primeiramente o espinho da provação, que nos faculte a experiência precisa para recebê-la em momento oportuno, como determina o recurso operatório para o corpo doente, antes que se lhe restaure a saúde.

Oraremos,sim; no entanto,é imperioso, em matéria de petição, rogar isso ou aquilo ao Senhor, sempre de acordo com a Sua Vontade, porque a Vontade do Senhor inclui, invariavelmente, a harmonia e a felicidade de nossa vida.

A Fuga (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Vinha de Luz”. Psicografia: Chico Xavier)

























"E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno, nem no sábado." Jesus (Mateus, 24:20.)


A permanência nos círculos mais baixos da natureza institui para a alma um segundo modo de ser, em que a viciação se faz obsidente e imperiosa.

Para que alguém se retire de semelhantes charcos do espírito é imprescindível que fuja.

Raramente,porém, a vitima conseguirá libertar-se, sem a disciplina de si mesma.

Muita vez,é preciso violentar o próprio coração. Somente assim demandará novos planos.

Justo, pois, recorrer à imagem do Mestre, quando se reportou ao Planeta em geral, salientando as necessidades do indivíduo.

É conveniente a todo aprendiz a fuga proveitosa da região lodacenta da vida, enquanto não chega o "inverno" ou os derradeiros recursos de tempo, recebidos para o serviço humano.

Cada homem possui, com a existência, uma série de estações e uma relação de dias, estruturadas em precioso cálculo de probabilidades.

Razoável se torna que o trabalhador aproveite a primavera da mocidade, o verão das forças físicas e o outono da reflexão, para a grande viagem do inferior para o superior; entretanto, a maioria aguarda o inverno da velhice ou do sofrimento irremediável na Terra, quando o ensejo de trabalho está findo.

As possibilidades para determinada experiência jazem esgotadas.

Não é o fim da vida, mas o termo de preciosa concessão.

E, naturalmente, o servidor descuidado, que deixou para sábado o trabalho que deveria executar na segunda-feira, será obrigado a recapitular a tarefa, sabe Deus quando!

Legião (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: "Palavras de Vida Eterna". Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























"E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome,porque somos muitos."(Marcos, 5:9.)


Consciências oneradas em culpas e desacertos de numerosas reencarnações,ser-nos-á justo ponderar a resposta do espírito conturbado e infeliz à pergunta do Mestre.

"Legião é o meu nome, — disse ele, — porque somos muitos."

Iniludivelmente,ainda hoje,em nos aproximando do Senhor, reconhecemo-nos,não apenas afinados com vários grupos de companheiros tão devedores quanto nós, mas igualmente em lamentável dispersão íntima, qual se encerrássemos um feixe de personalidades contraditórias entre si.

Ao contato das lições de Jesus, é que, habitualmente, nos vemos versáteis e contraproducentes, qual ainda somos...

Acreditamos na força da verdade,experimentando sérios obstáculos para largar a mentira; ensinamos beneficência,vinculados a profundo egoísmo;destacamos os méritos do sacrifício pela felicidade alheia, agarrados a vantagens pessoais;manejamos brandura em se tratando de avisos para os outros e estadeamos cólera imprevista se alguém nos causa prejuízo ligeiro;proclamamos a necessidade do espírito de serviço, reservando ao próximo tarefas desagradáveis; pelejamos pela paz nos lares vizinhos, fugindo de garantir a tranqüilidade na própria casa;queremos que o irmão ignore os golpes do mal que lhe estraçalham a existência,e estamos prontos a reclamar contra a alfinetada que nos fira de leve;salientamos o acatamento que se deve aos Desígnios Divinos e pompeamos exigências disparatadas,em se apresentando o menor de nossos caprichos.

Sim, de modo geral, somos individualmente, diante de Jesus, a legião dos erros que já cometemos no pretérito e dos erros que cultivamos no presente, dos erros que assimilamos e dos erros que aprovamos para nos acomodarmos às situações que nos favoreçam.

Dar (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Alma e Coração”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























As maiores transformações de nossa vida surgem, quase sempre, das doações que fizemos.

Dar, na essência, significa abrir caminhos, fundamentar oportunidades, multiplicar relações.

Muito acreditam ainda que o ato de auxiliar procede exclusivamente daqueles que se garantem sobre poderes amoedados.

Em verdade, ninguém subestime o bem que o dinheiro doado ou emprestado consegue fazer; entretanto, não se infira daí que a doação seja privilégio dos irmãos chamados transitoriamente à mordomia da finança terrestre.

Todos podemos oferecer consolação, entusiasmo, gentileza, encorajamento.

Às vezes, basta um sorriso para varrer a solidão. Uma frase de solidariedade é capaz de estabelecer vida nova no espírito em que o sofrimento crestou a esperança.

A rigor, todas as virtudes têm a sua raiz no ato de dar. Beneficência, doação dos recursos próprios. Paciência, doação de tranquilidade interior. Tolerância, doação de entendimento. Sacrifício, doação de si mesmo.

Toda dádiva colocada em circulação volta infalivelmente ao doador, suplementada de valores sempre maiores.

Quem deseje imprimir mais rendimento e progresso em suas tarefas e obrigações, procure ampliar os seus dispositivos de auxílio aos outros e observará sem delonga os resultados felizes de semelhante cometimento. Isso ocorre porque em todo Universo as Leis Divinas se baseiam em amor - no que,no fundo, é a onipresença de Deus em doações eternas.

Em qualquer soma de prosperidade e paz, realização e plenitude, o serviço ao próximo é a parcela mais importante, a única, aliás, suscetível de sustentar as outras atividades que compõem a estrutura do êxito.

Dá do que possas e tenhas, do que sejas e representes, na convicção de que a tua dádiva é investimento na organização crediária da vida, afiançando os saques de recursos e forças dos quais necessites para o caminho.

"Dá e dar-se-te-á" - ensinou o Cristo de Deus.

Únicamente pela bênção de dar é que a vida de cada um de nós se transformará numa bênção.

Curas (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “ Pão Nosso”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























Realmente JESUS curou muitos enfermos e recomendou-os, de modo especialmente aos discípulos. Todavia, o Médico Celestial não se esqueceu de requisitar ao Reino Divino quantos se restauram nas deficiências humanas.

Não nos interessa apenas a regeneração do veículo em que nos expressamos, mas, acima de tudo, o corretivo espiritual.

Que o homem comum se liberte da enfermidade, mas é imprescindível que entenda o valor da saúde. Existe, porém, tanta dificuldade para compreendermos a lição oculta da moléstia no corpo.

Permitiria o Senhor a constituição da harmonia celular apenas para que a vontade viciada viesse golpeá-la e quebrá-la em detrimento do espírito?

O enfermo pretenderá o reajustamento das energias vitais, entretanto, cabe-lhe conhecer a prudência e o valor dos elementos colocados à sua disposição na experiência edificante da Terra.

Há criaturas doentes que lastimam a retenção no leito e choram aflitas, não porque desejem renovar concepções acerca dos sagrados fundamentos da vida, mas por se sentirem impossibilitadas de prolongar os próprios desatinos.

É sempre útil curar os enfermos, quando haja permissão de ordem superior para isto, contudo, em face de semelhante concessão do Altíssimo, é razoável que o interessado na bênção reconsidere as questões que lhe dizem respeito,compreendendo que raiou para seu Espírito um novo dia no caminho Redentor.

Alegria (Pelo Espírito José de Castro. Livro: “Relicário de Luz”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























Não olvides que o mundo é um palácio de alegria onde a Bondade do Senhor se expressa jubilosa.

O sol desce sobre o pântano em sublime exaltação de luz.

A flor endereça ao firmamento permanente mensagem de perfume.

O vento que toca a essência das árvores é um cântico de ninar ...

A fonte corre sobre a areia e desliza sobre o pedregulho com a serenidade de que exerce um divino mandato; a semente vence a sombra da cova fria, convertendo-se em lavoura de esperança; e a espiga madura sofre o processo de trituração com a digna humildade de quem se vê feliz no enriquecimento da mesa...

Não te esqueças,assim,de que a alegria é o nosso dever primordial,no desempenho de todos os deveres que a vida nos assinala.

Se trabalhas,sê contente na obrigação que te engrandece e renova,para que o estímulo reine em torno de teus passos.

Se repousas,que o teu pensamento vibre a felicidade da alma fiel ao bem, para que a tua atmosfera mental seja ninho de bênçãos.

Se sofres, sê otimista com a esperança.

Sse lutas, não percas a lâmpada milagrosa da fé viva que te clareia a senda para a vanguarda da luz!

Se falham teus sonhos de estabilidade na Terra, usa a paciência construtiva que te reserva bênçãos maiores do amanhã que desconheces.

Se tudo é desequilíbrio e flagelação ao teu lado, sê feliz com a tua esperança a irradiar-se em orações silenciosas de compreensão e de amor.

Deus legou-nos a alegria por divina herança no mundo.

Trabalha, procurando-a, e hoje mesmo o nevoeiro da amargura dissipar-se-á em teu caminho, porque pela graça do serviço de nossos semelhantes, a alegria nascerá dentro de nós mesmos, transformando-se em estrela divina a fulgurar imorredoura em nosso próprio coração.

Regras de Felicidade (Pelo Espírito André Luiz. Livro: “"Na Era do Espírito".Psicografia: Francisco Cândido Xavier e J.Herculano Pires)





















OBS: Este livro foi ditado por Espíritos diversos Espíritos.





Lembre-se de que os outros são pessoas que você pode auxiliar, ainda hoje, e das quais talvez amanhã mesmo você precisará de auxílio.

Todo solo responde não somente conforme a plantação mas também segundo os cuidados que recebe.

Aqueles que renteiam conosco nas mesmas trilhas evolutivas assemelham-se a nós, carregando qualidades adquiridas e deficiências que estão buscando liquidar e esquecer.

Reflita nos arranhões mentais que você experimenta quando alguém se reporta irrefletidamente aos seus problemas e aprenda a respeitar os problemas alheios.

Pensemos no bem e falemos no bem,destacando o lado bom dos acontecimentos, pessoas e coisas.

Toda vez que agimos contra o bem,criamos oportunidades para a influência do mal.

Mostremos o melhor sorriso - o sorriso que nos nasça do coração - sempre que entrarmos em contato com os outros.

Ninguém estima transitar sobre tapetes de espinhos.

Evitemos discussões.Diálogo,na essência,é intercâmbio.

Se você tem algo de bom a realizar,não se atrase nisso.

Hoje é o tempo de fazer o melhor.

Estime a tarefa dos outros, prestigiando-a com o seu entusiasmo e louvor na construção do bem.

Criar alegria e segurança nos outros é aumentar o nosso rendimento de paz e felicidade.

Não contrarie os pontos de vista dos seus interlocutores.

Podemos ter luz em casa sem apagar a lâmpada dos vizinhos.

Você é uma instituição com objetivos próprios dentro da Vida,a Grande Instituição de Deus.

Os amigos são seus clientes e se você procura ajudá-los, eles igualmente ajudarão você.

Se você sofreu derrotas e contratempos, apenas se deterá se quiser.

A Divina Providência jamais nos cerra as portas do trabalho e,se passamos ontem por fracassos e dificuldades em nossas realizações,o Sol a cada novo dia nos convida a recomeçar.

Em Meio de Lobos (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Vinha de Luz”. Psicografia: Chico Xavier)






















"Ide! Eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos." Jesus. (Lucas, 10:3.)



Naturalmente Jesus,em pronunciando semelhante recomendação, reportava-se a cordeiros fortes que conseguissem respirar em plano superior aos lobos vorazes.

Seria razoável enviar ovelhas frágeis a bestas violentas? Seria o mesmo que ajudar a carnificina.

O Mestre, indubitavelmente, desejava as qualidades de ternura e magnanimidade dos continuadores, mas não lhes endossaria as vacilações e fraquezas.

Aliás, para serviço de tal envergadura, desdobrado em verdadeiras batalhas espirituais, ele necessitava de cooperadores fiéis, bondosos,prudentes, mas valorosos.

Enviava os discípulos ao centro de conflito áspero, não no gesto de quem remete carneiros ao matadouro, e sim à gleba de serviço, onde pudessem semear novos e sublimados dons espirituais, entre os lobos famintos,através da exemplificação no bem incessante.

Entretanto, há companheiros, ainda hoje, que se acreditam colaboradores do Cristo apenas porque levantam aos céus as mãos postas, em atitude suplicante.

Esquecem-se de que Jesus afirmou, peremptório: "Ide! Eis que vos mando!".

Em tal determinação, vemos claramente que existem trabalhos a efetuar, ações beneméritas a instituir.

O mundo é o campo, onde o trabalhador encontrará a sua cota de colaboração.

É preciso realmente ir aos lobos. Seria perigoso esperá-los.

Muitos lidadores, porém, reclamam contra a cruz e o martírio,olvidando que o Senhor e seus corajosos sucessores neles encontraram a ressurreição e a eternidade através da resistência construtiva contra o mal.

Se os madeiros e leões retornassem, deveriam encontrar o trabalhador no esforço que lhe compete e nunca em atitude de inércia, à distância do ministério que lhe foi confiado.

O apelo do Cristo ressoa, ainda agora...

É imprescindível caminhar na direção dos lobos, não na condição de fera contra fera, mas na posição de cordeiros-embaixadores; não por emissários da morte, mas por doadores da vida eterna.

Materialistas ( Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Religião dos Espíritos”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)






















Não podemos afirmar que os materialistas vêm vindo...

Estão nos tempos modernos, por toda parte, tentando inconscientemente apagar a luz do espírito.

Assestam telescópios na direção das galáxias, e supõem resolver os enigmas do Universo pelas acanhadas impressões dos cinco sentidos da esfera física.

Devotam-se aos mais altos estudos da Psicologia transcendente, e atestam que o homem não passa de símio complexo, sem maiores possibilidades de evolução.

Dizem que estamos longe de equacionar os problemas do destino e do ser, e estabelecem padrões para a genética humana, tomando por alicerce o comportamento de drosófilas e de ratos nas atividades reprodutivas.

Asseveram que é preciso plasmar elites de condutores, e dirigem-se à mocidade acadêmica subtraindo-lhe as noções da alma, à feição de sorridentes carrascos da responsabilidade moral.

Destacam o imperativo da solidariedade, e preconizam a sumária eliminação dos que nasçam doentes ou incapazes.

Proclamam-se campeões da liberdade, e desprezam quem lhes não aceite o figurino mental.

Recomendam a investigação das questões do espírito, e injuriam as inteligências sinceras e desassombra das que a elas se afeiçoem.

Aconselham o respeito às religiões e, em vez de ajudá-las no apostolado de amor pela extinção do sofrimento,solapam-lhes a existência, a golpes de sarcasmos sutil.

Claro que não nos reportamos aos pesquisadores respeitáveis, porque a ciência - matriz do progresso - será sempre, no mundo, a interrogação vestida de luz, entesourando experiências, diante da verdade.

Referimo-nos aos epicuristas de todas as épocas, sejam eles autores de fulgurantes pensamentos destrutivos, em alentados livros sobre a Natureza,ou meros conversadores de salão,interessados nas sensações inferiores,a detrimento da sublimação íntima.

Desde as primeiras horas de nossa formação doutrinária, os mensageiros do Cristo explicaram que o Espiritismo contribuirá no aperfeiçoamento da Terra, anulando o materialismo, por ensinar aos homens a dignificação do futuro, mantendo-os livres de seitas e cores, castas e privilégios.

Temos, assim, a tarefa de conduzir para a frente a bandeira da imortalidade, com o trabalho incessante que lhe é conseqüente, mas,para atingirmos a meta,é imperioso se disponha cada um de nós a viver em si mesmo os princípios que prega,com a obrigação de servir e com o dever de estudar.

Receita de Alegria (Pelo Espírito Albino Teixeira. Livro: "Sentinelas da Luz". Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























OBS: Este livro foi ditado por diversos Espíritos.


Algumas receitas de alegria para qualquer ocasião:


1)Apoiar os empreendimentos de auxílio à Humanidade,em particular aqueles que ainda não se encontram acessíveis ao entendimento geral.

2)Garantir o trabalho das instituições de benemerência.

3)Diminuir as necessidades materiais dos companheiros em provação ou penúria.

4)Resolver o problema pecuniário de algum pai de família ou de mães sofredoras largadas em abandono.

5)Resgatar os compromissos imediatos de algum doente em situação de infortúnio.

6)Visitar os obsidiados e socorrê-los, principalmente os mais esquecidos.

7)Oferecer um lanche fraterno ou alguns momentos de felicidade aos irmãos internados em casas de reeducação ou recolhidos a organizações assistenciais.

8)Atenuar as privações das crianças desprotegidas, quando não pudermos suprimir de todo semelhantes dificuldades.

9)Distribuir páginas edificantes, favorecendo a esperança e o consolo, o esclarecimento e a compreensão entre as criaturas.

10)Tanto quanto se nos faça possível, efetuarmos demonstrações de tolerância e humildade, perante aqueles com quem ainda não nos harmonizamos, no caminho da vida, notadamente aqueles que nos sejam menos simpáticos ou que se nos erigem na estrada em motivos de preocupação.


MODO DE USAR:

Refletir nas bençãos que recebemos,incessantemente,do Amor Ilimitado do Cristo; assumir a iniciativa do Bem; agir em silêncio, e atender às prestações de serviço, com tanta discrição e naturalidade, que os beneficiários não estejam constrangidos a nos testemunhar o menor agradecimento.

Murmurações (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: "Pão Nosso". Psicografia: Francisco Cândido Xavier)






















"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas.".Paulo(Filipenses,2:14)

Nunca se viu contenda que não fosse precedida de murmurações inferiores.

É hábito antigo da leviandade procurar a ingratidão, a miséria moral,o orgulho,a vaidade e todos os flagelos que arruínam almas neste mundo para organizar as palestras da sombra, onde o bem, o amor e a verdade são focalizados com malícia.

Quando alguém comece a encontrar motivos fáceis para muitas queixas,é justo proceder a rigoroso auto-exame,de modo a verificar se não padecendo da terrível enfermidade das murmurações.

Os que cumprem seus deveres,na pauta das atividades justas,certamente não poderão cultivar ensejo a reclamações.

É indispensável conservar-se o discípulo em guarda contra esses acumuladores de energias destrutivas, porque, de maneira geral, sua influência perniciosa invade quase todos os lugares de luta do Planeta.

É fácil identificá-los.Para eles,tudo está errado,nada serve,não se deve esperar algo melhor em coisa alguma.

Seu verbo é irritação permanente, suas observações são injustas e desanimam.

Lutemos, quanto estiver em nossas forças, contra essas humilhantes atitudes mentais.

Confiados em Deus,dilatemos todas as nossas esperanças, certos de que,conforme asseveram os velhos Provérbios,o coração otimista é medicamento de paz e de alegria.

Purifiquemo-nos (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Vinha de Luz”. Psicografia: Chico Xavier)






















"De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." - Paulo. (II, Timóteo, 2:21.)


Em cada dia de luta, é indispensável atentar para a utilização do vaso de nossas possibilidades individuais.

Na Terra, onde a maioria das almas encarnadas dorme ainda o sono da indiferença, é mais que necessária a vigilância do trabalhador de Jesus, nesse particular.

Quem não guarde os ouvidos pode ser utilizado pela injustiça.

Quem não vigie sobre a língua pode facilmente converter-se em vaso da calúnia, pela leviandade ou pela preocupação de sensacionalismo.

Quem não ilumine os olhos pode tornar-se vaso de falsos julgamentos.

Quem não se orientar pelo espírito cristão, será naturalmente conduzido a muitos disparates e perturbações, ainda mesmo quando a boa-fé lhe incuta propósitos louváveis.

Os homens e mulheres, de todas as condições, estão sendo usados pelas forças da vida, diariamente. Por enquanto, a maioria constitui material utilizado pela malícia e pela viciação.

Vasos frágeis e imperfeitos,fundem-se e refundem-se todos os dias, em meio de experiências inquietantes e rudes.

Raríssimos são aqueles que, de interior purificado, podem servir ao Senhor, habilitados para as boas obras.

Muitos ambicionam essa posição elevada, mas não cuidam de si mesmos.Reclamam a situação dos grandes missionários, exigem a luz divina, clamem por revelações avançadas, contudo, em coisa alguma se esforçam por se libertarem das paixões baixas.

Observa, pois, amigo, a que princípios serves na lida diária.

Lembra-te de que o vaso de tuas possibilidades é sagrado. Que forças da vida se utilizam dele? Não olvides, acima de tudo, que precisamos da legítima purificação, a fim de que sejamos vasos para honra e idôneos para uso do Senhor.

No Convívio do Cristo (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: “Palavras de Vida Eterna”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)

























"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". Paulo (II Coríntios, 5:17.)



É comum ouvirmos a cada passo observações de companheiros desarvorados e abatidos, a fixarem emoções e pensamentos em pessimismo e azedume, qual se acalentassem espinheiros e charcos submersos neles mesmos.

Respiram e caminham, transportando consigo enorme submundo de mágoas e desilusões, deixando, onde pisem, escuro rastro de fel.

Falam de experiências dolorosas da própria vida íntima, empregando mil frases tortuosas e contundentes no apontamento que poderiam encaixar em algumas poucas palavras claras e simples.

Dramatizam desencantos.Reconstituem doenças passadas, com a volúpia de que lhes procura o indesejável convívio. Queixam-se de ingratidões. Apontam preterições e prejuízos que sofreram em épocas precedentes. Historiam episódios tristes que a vida já relegou aos arquivos do tempo.

E, com isso, envenenam a vida e enceguecem a própria alma, incapazes de perceber que o Evangelho é luz e renovação nos campos do espírito.

Se antigas dores e problemas superados te voltam à imaginação, esquece-os e segue adiante...

Pensa no melhor que te espera e busca voluntariamente o trabalho a fazer.

Consoante a assertiva do Apóstolo, se alguém permanece em Cristo, nova criatura é, porque, efetivamente, quando a nossa vida está em Jesus,tudo em nós e diante de nós se faz novo.

O Modelo (Pelo Espírito Emmanuel. Livro: ”Encontro Marcado”. Psicografia: Francisco Cândido Xavier)





















Tema: O Cristo no trabalho cotidiano

As horas de inquietação e de incerteza virão sempre.

Que fazer quando a bruma da indecisão nos envolva as trilhas da existência? Que padrão seguir, quando chamados a deliberações graves e intransferíveis?

Efetivamente, para cada um de nós surgem lances aflitivos nos quais o nosso livre-arbítrio parece entranhado na sombra, incapaz de escolher entre o bem e o mal.

Apesar disso, em meio a todos os desafios no reino da alma, encontraremos no Cristo a inspiração necessária para a resposta justa.

Se o mundo em derredor te apresenta quadros de tentação ou de infortúnio, deixa que o Senhor os contemple, através de teus olhos, e saberás entendê-los em bases de inesperada sublimação.

Se registras palavras injuriosas, deixa que Ele, o Divino Mestre, as escute em teus ouvidos e, de imediato, nelas perceberás oportunos convites ao exercício da caridade e da tolerância.

Se deves falar em questões complexas, deixa que o Eterno Benfeitor se exprima por teu verbo e articularás sem dificuldade a frase de compreensão e de bênção.

Se ages sob qualquer dúvida, relativamente ao proveito das atividades que o mundo de pede, deixa que o Excelso Amigo te oriente as mãos no serviço e encontrarás, para logo, no rendimento do bem.

Se te diriges para lugares determinados, hesitando quanto ao benefício que te advirá do que pretendas fazer, deixa que Ele, o Senhor,caminhe com teus pés e colocarás a ti mesmo na direção que mais te convenha à consciência tranqüila.

Resoluções a tomar, encargos por assumir, opiniões a fornecer e provas a enfrentar solicitam meditação se nos propomos atuar com discernimento.

Em todas as indecisões e aflições, pensa no Cristo.

Reflete no Mentor Sublime que nos ama e compreende sempre,muito antes que lhe possamos oferecer migalha da nossa compreensão e do nosso amor, e escolhe proceder qual se comportaria Ele, dando de si, sem pensar em si.

Deixa-te estar com Ele, tanto quanto Ele está contigo há milênios, e, seja qual seja o teu problema, em sentindo, pensando, falando ou agindo, acertarás.